Agenda

DEZ
09
DEZ
10
Festival Bike Arte Brasil Campinas

Data: 09 a 10 de dezembro de 2023
Cidade: Campinas-SP
Local: Centro Cultural Unicamp
Organizador: Instituto Aromeiazero

Resumo: Com atrações nas áreas de cicloativismo, graffiti, serigrafia e produção cultural, o Instituto Aromeiazero apresenta a programação do Festival Bike Arte Brasil, a ser realizado em Campinas (SP).

 

Música, arte urbana e oficinas com bicicleta são algumas das atrações do Festival Bike Arte Brasil, que acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, organizado pelo Instituto Aromeiazero. 

 

A programação resultou da seleção feita por meio de edital que contemplou propostas de intervenções de artes visuais urbanas e a realização de oficinas/workshops. 

 

O evento é gratuito e já passou pela Zona Leste de São Paulo. Agora irá desembarcar em Campinas (SP) nos dias 9 e 10 de dezembro, com shows, exposições e oficinas, tendo a bicicleta como tema central.

 

Entre os coletivos escolhidos estão Transmasculino de Campinas, que irá promover uma roda de conversa sobre “Que cidade você ocupa e qual lugar nossos corpos dissidentes ocupam”, além de produzir um stencil art a partir da isogravura [gravura obtida utilizando o isopor]; Miss Martinha será responsável pela oficina de grafitti; e Iwintolá fará a oficina  “Devolvendo o que é da Rua - Da fotografia digital ao Lambe.

 

Cultura periférica

O objetivo do Bike Arte Brasil é valorizar a cultura local periférica e, por isso, foram selecionados moradores ou pessoas que tenham histórico de atuação no território do evento. Além da Zona Leste de São Paulo e Campinas, o Festival acontecerá em outras três regiões: Blumenau (SC), Fortaleza (CE) e Manaus (AM). 

 

Em 12 edições, o projeto Bike Arte já promoveu ilustradores e grafiteiros, organizou dezenas de oficinas gratuitas e cerca de 30 shows para um público de 14 mil pessoas. Foram 24 oficinas, além de dois festivais com atrações diversas e para todas as idades.

 

A iniciativa do Instituto Aromeiazero é realizada via Lei de Incentivo à Cultura do  Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, da WestRock e da Ticket Log. 

 

Clique aqui para saber mais. 

 

PROGRAMAÇÃO 

9 e 10/12, das 10h às 17h

Mestre de Cerimônia: Cleber Gonçalves 

DJ: Duda Crespa 

Bike: Escolinha Bike Anjo 

Local: R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas (SP)

 

Dia 9: 

10h - Oficina “Devolvendo o que é da Rua - Da fotografia digital ao Lambe - Expressões artísticas e políticas”, com Iwintolá

11h - Pocket-show Percussão ritmos afrobrasileiros com Banda Ori 

13h30 - Teatro "O carteiro e a bicicleta", com Cia Sabatino 

14h - OFICINA Oficina de graffiti Jardim Secreto, com Miss Martinha 

15h - POCKET-SHOW Orquestra de tambores de aço, com Casa de Cultura Tainã 

Ao longo do dia:

Intervenção artística: Kranium  e convidados

GIM ARTS

 

Dia 10: 

10h -  Oficina + Roda de conversa "Que cidade você ocupa e qual lugar nossas corpas dissidentes ocupam?” + Stencil art a partir da isogravura, com Coletivo Transmasculino 

13h30 - Pocket-show Maracatu com Baque Mulher Vinhedo 

15h - Pocket-show Universo Caipira, com Mestre Chiquinho e Amigos da Viola 

Ao longo do dia: Intervenção artística: Aliadaci e convidadas Ana Mercúrio e Brenda Nicole


Festival Bike Arte Brasil Campinas

Festival Bike Arte Brasil Campinas

créditos: Festival Bike Arte Brasil Campinas
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário