Em setembro, nos dias 5, 6 e 7, a cidade de San Miguel de Tucumán, no norte da Argentina, vai receber a sétima edição do Fórum Argentino da Bicicleta (FAB).
Trata-se de um evento gratuito aberto a toda a comunidade, incluindo ciclistas, ativistas, especialistas, autoridades e organizações da sociedade para refletir e debater temas relacionados à bicicleta como instrumento de transformação urbana, social e ambiental. Organizado pela associação Meta Bici em colaboração com a rede Argentina en Bici, o FAB é considerado o encontro mais importante da Argentina sobre mobilidade ativa e cultura ciclística.

Nos três dias do evento, o Museu da Universidade Nacional de Tucumán receberá mesas de debate, dissertações, oficinas práticas, festas, passeios ciclísticos e atividades especialmente planejadas para crianças. Além isso, serão apresentados trabalhos sobre experiências locais e internacionais sobre urbanismo, saúde, inclusão social, questões de gênero, economia da bicicleta y sustentabilidade ambiental.
Por que Tucumán?
A cidade de San Miguel de Tucumán é conhecida como capital do ciclismo de montanha. A província apresenta um alto índice de uso de bicicletas, embora enfrente uma acentuada falta de infraestrutura adequada. De acordo com dados coletados pela Meta Bici, mais de 8.600 viagens de bicicleta são registradas diariamente na capital provincial, refletindo a necessidade urgente de repensar o espaço urbano sob uma perspectiva que priorize a mobilidade ativa, segura e sustentável.
O Fórum Argentino da Bicicleta (FAB) foi declarado de interesse municipal, provincial e nacional em suas edições anteriores, realizadas em Santa F, Santa Rosa, Salta, Gualeguaychú, Mar del Plata e na capital, Buenos Aires.
Como participar
Informações e inscrições por meio do formulário google e pelo instagram