Agenda

ABR
15
Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro - Lei 14.071/20

Data: 15 de abril de 2021
Cidade: São Paulo-SP
Local: Internet
Organizador: Instituto de Engenharia de São Paulo

Resumo: As mudanças no CTB, na visão de especialistas no tema. Evento on-line é organizado pela Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia de S. Paulo.

 

Em vigor a partir desta semana, o novo texto do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ainda divide opiniões entre engenheiros, urbanistas, lideranças políticas e ativistas da mobilidade urbana. De forma geral, a avaliação é que o resultado final avançou em alguns aspectos - por exemplo, na proteção aos ciclistas -, mas abriu uma certa tolerância a alguns vícios de motoristas brasileiros. Outro ponto polêmico - o da atividade de motofretistas - não foi abordado adequadamente, segundo analistas do tema.

Para discutir esses e outros pontos, a Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia de São Paulo realiza um debate virtual com a participação de especialistas e também aberto ao público geral. O evento acontece nesta quinta-feira (15) às 9h30, com acesso pela plataforma Zoom.


Programação

• Abertura:

-  Apresentação geral: Maria da Penha Nobre, arquiteta e urbanista especialista em trânsito, mobilidade e segurança, psicopedagoga, Conselheira do Conselho Estadual de Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes - Cedatt, Coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia.

-  Fala do Presidente: Paulo Ferreira, engenheiro, Professor, Mestre e Doutor, Presidente do Instituto de Engenharia  

-  Considerações sobre a reunião: Ivan Metran Whately, arquiteto e engenheiro especializado em trânsito e transportes, Vice Presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia e Diretor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística. 

 

• Apresentações sobre temas:

- Visão geral das mudanças do CTB e a penalidade de suspensão de dirigir (22 infrações municipais) - Julyver Modesto, Mestre em Direito, especialista em legislação de trânsito, assessor do Detran/SP, Professor, Conselheiro do Cetran/SP e Conselheiro do Cèdatt. 

- Novas possibilidades de Convênios (art. 24 e 25) - Eduardo de Souza Floriano, procurador, Superintendente da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora/MG e Membro da Divisão de Trânsito do Instituto de Engenharia. 

- Novo Processo Administrativo –Juarez Marinho do Nascimento, Advogado Especialista em Trânsito, trabalha na Prefeitura de São José dos Campos/SP, Professor e Conselheiro do Cetran/SP. 

- Questões técnicas: entrada à direita livre e faixa livre para a circulação de veículos de emergência – Vanderlei Coffani, Engenheiro especializado em trânsito, Consultor, Professor e Vice Coordenador da Divisão de Trânsito do Instituto de Engenharia. 

- Renovação de exames da CNH–José Costa Montal, médico especialista em trânsito, membro da Associação Brasileira de Medicina de Trânsito- Abramet, Conselheiro do Cedatt.

- Escolas Públicas de Trânsito e mudanças nas pontuações: reflexos nos comportamentos –Roberta dos Reis Mantovani, educadora especialista em educação para o trânsito, consultora, integra o Grupo de Trabalho (GT) que será responsável pela revisão e atualização das políticas de Educação para o Trânsito, dentro do Plano Nacional de Mortes e Lesões de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) representando a cidade de Campinas/SP. 

 

• Considerações finais 

Apresentações: 20’  

 

Serviço
Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro - Lei 14.071/20
Data: 15 de abril
Horário: 9h30 às 12h
Entrar na reunião Zoom: https://zoom.us/j/99353940675
ID da reunião: 993 5394 0675
Senha: 849435

Mais informações no site do Instituto de Engenharia: www.institutodeengenharia.org.br

 

Leia também:
Código de Trânsito: Virtudes à parte, reforma é tímida
França quer incentivar troca de carro velho por bicicleta
O alto custo do estacionamento gratuito
Você conhece alguma cidade com Tarifa Zero?
VLT do Subúrbio: conheça as primeiras imagens


Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro - Lei 14.071/20
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário