29 de maio de 2015
Editorial
Sobram carros, falta calçada

Nesta sexta-feira (29), estamos participando do 3º Seminário de Inclusão Social e Cidadania, em Juiz de Fora, Minas Gerais. A cidade hoje reúne quase 600 mil habitantes e cerca de 150 mil carros particulares. Assim, enfrenta sérios problemas de trânsito nos horários de pico, especialmente na área central e nas avenidas que fazem a conexão com o Distrito Industrial e o Aeroporto.

No centro, Juiz de Fora ostenta uma urbanização antiga, com calçadas relativamente largas e manutenção acima da média brasileira. Tem também semáforos de pedestres dotados de contadores de tempo, o que facilita e dá mais segurança para as travessias. E há também lombofaixas, nas esquinas principais. Apesar desse aparente cuidado, faltam rampas de acessibilidade e as existentes em geral não obedecem aos padrões das normas brasileiras.

Numa rápida aplicação dos critérios da Campanha Calçadas do Brasil chegamos à nota 7,7 - bem acima da média brasileira, que não passa de 4. Isso no Centro. Nos bairros, onde a topografia é acidentada, a situação é bem diferente, segundo alguns moradores.

Ciclistas são comuns nas avenidas centrais de Juiz de Fora, a área mais plana da cidade, mas têm que enfrentar um trânsito rápido, numa cidade que ainda não construiu nenhuma ciclofaixa ou ciclovia. Assim, no horário de pico, é comum ver muita gente pedalando no corredor de ônibus da Avenida Rio Branco, tal como fazem ciclistas de Curitiba e de outras cidades brasileiras, com certo risco. 

Falando em ciclistas e pedestres, recomendamos a leitura do blog Pé de Igualdade, que discute a promessa da prefeitura de São Paulo de construir um milhão de metros quadrados de calçadas até o final de 2015. No texto, a arquiteta Meli Malatesta mostra que o mau humor de parte dos paulistanos com as novas ciclovias da cidade ao menos chamou a atenção das autoridades municipais para a péssima condição dos passeios públicos. 

E enquanto aguardamos a revitalização de calçadas em São Paulo, no Rio de Janeiro o governo anuncia que os testes com o VLT do Centro devem começar em junho, quando será entregue a primeira composição, das cinco que virão da França. Outras 27 serão fabricadas em Taubaté (SP), numa nova unidade de produção inaugurada em março. Com o VLT de Santos-São Vicente (SP) e as várias linhas de VLTs diesel no Nordeste, é possível vislumbrar o gradativo retorno dos trilhos urbanos às cidades do país.

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
Cariocas podem votar em projetos de mobilidade para a cidade, até junho
Suécia promove desafio sobre mobilidade na UFRJ
BRT pernambucano não é Bus Rapid Transit, diz Jaime Lerner, o idealizador do modal
Artista imprime gravuras com pneus de bikes
Embarcação para transporte de passageiros é testada em Sergipe
Empresa lança serviço de aluguel de bikes elétricas em SP
São Paulo bate a marca de 8 milhões de veículos
Pessoas que transformam as cidades em lugares melhores
Maio amarelo, um alerta contra a violência no trânsito
Campanhas
Sinalize
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Blogs
Pé de Igualdade
Se esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar. o milhão de m² de calçadas da pre
Milalá!
Em tempo: estou cada vez mais feliz!
EVENTOS
Título do Evento: Startup Weekend Mobilidade Urbana
Data: 29/05/2015 à 31/05/2015
Local: MobiLab - Laboratório de Mobilidade, Rua Boa Vista, 136, São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: Nos dias 29, 30 e 31 de maio, São Paulo recebe um evento global, chamado Startup Weekend Mobilidade Urbana, que tem como objetivo planejar e desenvolver negócios voltados para os desafios de mobilidade em grandes cidades
Título do Evento: 2º Mobility Day SPMKT - Passeio ciclístico em SP
Data: 31/05/2015
Local: Shopping SP Market - São Paulo-SP
Resumo: A mobilidade urbana é cada dia mais difícil nos grandes centros, e o uso do automóvel motivo de estresse e muitos problemas. Por isso, o Shopping SP Market e o CAB - Clube dos Amigos da Bike realizam evento para uso deste transporte mais sustentável
Título do Evento: Velo-City 2015
Data: 02/06/2015 à 05/06/2015
Local: Nantes - Nantes
Resumo: Em 2015 será a vez de Nantes sediar o maior evento em prol da bicicleta no Mundo, o Velo-city. O tema é A bicicleta, criadora de futuro (tradução livre), uma mensagem clara sobre como a bicicleta irá influenciar o futuro da nossa sociedade.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS