Primeiro VLT chega ao Rio em junho

Cinco composições estão sendo feitas na França. Outras 23 serão fabricadas em Taubaté (SP)

Notícias
 

Fonte: Metro  |  Autor: Rodolfo Schneider  |  Postado em: 28 de maio de 2015

Primeiro VLT vai chegar em junho

VLT em operação: perspectiva futurista no Centro do Rio

créditos: Divulgação / Cidade Olímpica


A primeira composição do VLT do Centro do Rio chegará à cidade no mês que veme deve começar  operação assistida. Ao todo, cinco VLTs estão sendo feitos na França. Os outros 23 serão produzidos na fábrica da Alstom, em Taubaté (SP).

Os testes iniciais serão realizados nos trilhos que ligarão a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont. As obras neste trecho devem estar concluídas até o final deste ano, segundo a Secretaria Especial de concessões e parcerias público-privadas. Os testes no segundo trecho, da Central doBrasil até a estação das barcas passando pelo Campo de Santana, começam no início de 2016. O secretário Especial de Concessões e Parcerias Público-privadas, Jorge Arraes, garantiu que até a Olimpíada de 2016 o sistema estará em pleno funcionamento na cidade.

Cada composição do VLT  levará cerca de 420 passageiros e deverá circular a uma velocidade média de 15 km/h, apesar de o veículo poder chegar a 50 km/h, explicou Arraes.


De acordo com o secretário, quando todo o sistema estiver funcionando, vai sobrar pouco ônibus na região. “A ideia é reduzir em 80% o número de coletivos que passam no Centro. A maior parte vai integrar em terminais fora da zona central”, explica Arraes.


Leia também:
Estudo de demanda do VLT do Rio de Janeiro
Trilhos do VLT modificam a paisagem no Rio
VLT no Rio funcionará sem catraca nem cobrador

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário