Maio amarelo, um alerta contra a violência no trânsito

Artigo de especialista em mobilidade da PUC-PR analisa o uso de cores nas vias como meio de chamar a atenção da população para o risco dos acidentes de trânsito

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Maria Amélia Marques Franco*  |  Postado em: 27 de maio de 2015

Campanha de segurança no trânsito ganha a cor amar

Campanha de segurança no trânsito ganha a cor amarelo

créditos: Divulgação

 

As causas sociais, motivos de luta e de união de grupos da sociedade por um objetivo, suscitam movimentos que concentram uma energia maravilhosa, que fazem refletir, mobilizam e buscam artifícios técnicos e legais para melhorar as condições de vida. Algumas destas causas têm 'ganhado cores' e, assim, também mais atenção, mais adesão. 

 

Como o Outubro Rosa na luta pelo câncer de mama e o Novembro Azul, na prevenção do câncer de próstata, maio recebeu o amarelo, que alerta sobre a violência no trânsito e a importância da prevenção de acidentes viários, que segundo estima a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2009), matam no mundo aproximadamente 1,3 milhões de pessoas ao ano e causam lesões não fatais a mais 20-50 milhões de pessoas no mesmo período. 

 

O que está em questão não são os números, mas as vidas. O que está por trás dessas causas - em especial das já reconhecidas mobilizações pela prevenção e busca pela cura do câncer -  é a vida. E quando o Maio Amarelo pede atenção e conclama a sociedade por mais segurança no trânsito, é também a vida que se quer preservar. 

 

E diferente de uma campanha de comunicação simplesmente, esses são exemplos de movimentos que engajam, que requerem ação, pois a mudança depende de atitude, de mobilização. Não são estáticos, mas dinâmicos. São envolventes. As causas podem aflorar um senso de colaboração único a permitir que cada um disponha de sua expertise, de sua competência em prol de um ou múltiplos propósitos.  

 

Essa mobilização depende do desenvolvimento e formação de colaboradores para a ação, assim como do levantamento e manutenção de dados confiáveis para direcionamento e priorização de medidas educativas e corretivas. Ganha força e legitimidade com o apoio da mídia e das redes sociais, uma aliança indispensável. Requer a formulação de políticas públicas e o compromisso de governantes em oferecer condições seguras de mobilidade.

 

Depende de mim, e também de você. Você amarelou? 

 

*Maria Amélia Marques Franco é comunicadora social, especialista em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana pela PUC-PR, e co-idealizadora do site de segurança viária Trânsito Ideal.

 
Leia também:

São Paulo discute projetos e ações de segurança viária 

470 razões para investir em calçadas e ciclovias na Linha Verde do DF

Quatro novos dispositivos de fiscalização de trânsito começam a funcionar em Recife 

Desrespeito às leis de trânsito na porta de escola preocupa pais em Ribeirão Preto (SP) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário