Desrespeito às leis de trânsito na porta de escola preocupa pais em Ribeirão Preto (SP)

Motos são manobradas na calçada e carros deixados na faixa de pedestres. Prefeitura, PM e Secretaria de Educação dizem que vão orientar condutores

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Ananias Silva Souza/G1  |  Postado em: 19 de maio de 2015

Pais estacionam motos sobre a calçada em escola de

Pais estacionam motos sobre a calçada em escola de Ribeirão

créditos: Ananias Silva Souza

 

A imprudência de motoristas e de motociclistas tem preocupado pais de alunos da Escola Estadual Jesus Guilherme Giacomini, no bairro Parque Ribeirão Preto, zona oeste de Ribeirão Preto (SP). Segundo o contador Ananias Silva Sousa, que busca o filho na unidade todos os dias, os condutores param os carros em cima da faixa de pedestres e sobem com as motos na calçada, oferecendo risco às crianças.

 

Sousa conta que o problema ocorre desde o ano passado em frente à unidade de ensino na Rua Professor Renato Jardim, e que recebe estudantes de 1ª a 4ª série. Segundo ele, os motoristas não respeitam as leis de trânsito e causam transtornos durante a saída dos alunos. “O pessoal estaciona em cima da faixa de pedestres ou no meio da rua, atrapalhando o trânsito. Outros colocam o veículo na vaga reservada para as vans e os motociclistas geralmente colocam as motos em cima da calçada.”

 

Nas fotos enviadas pelo contador, é possível ver as crianças dividindo espaço com as motos ligadas na calçada e carros vazios parados na faixa de pedestres. O contador afirma que o desrespeito às regras de trânsito é motivo de apreensão entre vários pais por causa do risco de acidentes. “Eles reclamam que o filho já se machucou, uma criança chegou a queimar a perna em um escapamento de moto", diz.

 

Segundo o pai, não há nenhuma fiscalização para organizar o trânsito no local durante a saída das crianças. "A ronda não passa lá na escola tem mais de dois anos, desde que vou buscar meu filho", diz. Sousa afirma que os pais já recorreram à escola para tentar encontrar uma solução para o problema, mas segundo ele, a diretoria informou que não pode tomar providências. “Os funcionários disseram que não tem como resolver, que dentro da escola ninguém estaciona, mas na calçada eles não têm esse controle. As pessoas precisam ter consciência de que ali não é lugar de estacionar.”

 

Nota da Redação

Por telefone, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que vai orientar os agentes de organização escolar para pedir aos pais que não estacionem os veículos na calçada. Em relação à ronda escolar, a Polícia Militar informou que "o patrulhamento é feito regularmente no local e em todas as escolas existentes pela área". Ainda segundo a PM, quando irregularidades são observadas, os responsáveis são autuados.

 

Em nota, a Transerp, empresa que gerencia o trânsito na cidade, informou que o Departamento de Fiscalização de Trânsito vai intensificar a vigilância no local, visando coibir as práticas citadas na reportagem. A empresa também informou que uma equipe do Programa de Educação de Trânsito da Transerp (PROGETT) entrará em contato com a direção da escola, no intuito de programar ações para conscientizar os condutores e os alunos sobre a importância do respeito às leis de trânsito.

 

Leia também:

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário