25 de maio de 2016
Editorial
Bicicultura 2016, a bicicleta ocupa São Paulo

Leandro Cabral/ Concurso Mobilize de Ilustrações

Neste final de semana a cidade de São Paulo recebe o festival Bicicultura 2016, maior evento brasileiro de estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte. As atividades começam na quinta-feira (27) e seguem na sexta-feira à noite com uma grande bicicletada que vai reunir artistas, ativistas da bike e pessoas que simplesmente gostam de pedalar. No sábado e domingo (28 e 29) estão previstas uma série de oficinas, palestras e atividades, para mostrar os ganhos ambientais, econômicos e de saúde proporcionados pela "mobilidade ativa". A programação é riquíssima e inclui desde oficinas sobre o planejamento de ciclovias até a mostra de filmes, além de minipalestras (pedaladas) sobre uma enorme diversidade de questões que envolvem o uso cotidiano da bike.

O evento também terá espaço para a discussão das interfaces entre o ciclismo urbano e outras formas de transporte. A propósito, nesta semana os especialistas do Cidade Ativa publicam um post sobre as várias maneiras de caminhar, incluindo desde os pedestres que têm um destino claro e objetivo até os malucos que se arriscam pelas ruas sem tirar os olhos do celular.

Outro texto, assinado pelo pessoal do Brasília para Pessoas comenta as obras para implantação de novas calçadas no Eixo Monumental de Brasília. Obras relevantes, positivas, porém implantadas no lugar errado...Para evitar desperdícios desse tipo e orientar a expansão dessas "redes de transporte a pé", vale ler o texto de Paula Tanscheit, do site The City Fix Brasil, que toma como referência o trabalho A cidade ao nível dos olhos, produzido pela ONU-Habitat, com preciosas recomendações para a re-humanização das ruas e praças do mundo. O título da publicação é revelador e indica que as cidades precisam recuperar a escala humana e evitar aquelas obras que rasgam o tecido urbano e afastam as pessoas das ruas. 

Não se trata de voltar ao passado, mas sim de aprender com os erros e buscar soluções que sejam simples, econômicas, duradouras, com o menor impacto possível. Calçadas, ciclovias, transporte coletivo silencioso e limpo, tudo isso em cidades mais compactas, amigáveis, mas cheias de vitalidade.

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

 

Notícias
Sol + pedal = balada de bike
Tel Aviv instala pistas que recarregam carros elétricos
Metrô de Santiago funcionará com energias renováveis a partir de 2018
Conexões entre pessoas e lugares podem ser a chave para a segurança dos espaços públicos
Frota veicular dez vezes maior que a população agrava riscos à saúde
ONU alerta para a diminuição dos espaços públicos nas cidades
Uma bicicleta ao vento
Mobilidade urbana no Instagram
Vem aí o Bicicultura 2016!
Como você se desloca em sua cidade?
Galeria de fotos
Cidades do mundo para se conhecer a pé!
Avaliação da Ciclovia da Duque de Caxias, Belém-PA
Campanhas
Parceiro Contribuinte
Campanha Parceiro Contribuinte. Apoie o Mobilize!
Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Blogs
Brasília para Pessoas
Novas calçadas: incentivo à caminhada ou luxo?
Palavra de Especialista
Falta "black carbon" no INDC brasileiro
Estudos
Políticas Públicas
Smart Campus: novo paradigma de mobilidade para o câmpus II da UFG
Políticas Públicas
Can air pollution negate the health benefits of cycling and walking?
Políticas Públicas
Método de priorização de temas no Termo de Ref. para Plano de Mobilidade de cida
EVENTOS
Título do Evento: Seminário Cidade Expressa
Data: 03/06/2016
Local: Campina Grande-PB - Teatro Facisa - Campina Grande
Resumo: No próximo dia 3/6, a partir das 8h, no Teatro Facisa, em Campina Grande, acontece a 4ª edição do Seminário Cidade Expressa, promovido pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande. Diretor do Mobilize Marcos de Sousa participará.
Título do Evento: Connected Smart Cities 2016
Data: 08/06/2016 à 09/06/2016
Local: Porto Maravilha - Armazém da Utopia - Rio de Janeiro-RJ - Rio de Janeiro-RJ
Resumo: O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em um evento que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
Título do Evento: 6ª Conferência Municipal do Recife
Data: 13/06/2016 à 14/06/2016
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Recife-PE
Resumo: Nos dias 13 e 14 de junho de 2016, a Prefeitura do Recife realizará a 6ª Conferência Municipal da Cidade, com o tema "A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas"
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS