Tel Aviv instala pistas que recarregam carros elétricos

A prefeitura da cidade israelense de Tel Aviv está testando o carregamento de carros elétricos com um sistema de faixas especiais energizadas sob a estrada

Notícias
 

Fonte: Israel Direto  |  Autor: Israel Direto  |  Postado em: 24 de maio de 2016

Grã-Bretanha tem um projeto parecido de recarga

Projeto parecido de recarga existe na Grã-Bretanha

créditos: Reprodução

 

É comum especialistas se queixarem de que os carros elétricos só podem percorrer distâncias curtas, devido à limitação do sistema de carregamento por bateria, e que este tipo de veículo ainda é muito caro e pesado.

 

Diante disso, a start-up israelense Alktroad (ElectRoad) decidiu buscar uma solução mais criativa, e está desenvolvendo um modelo de propulsão e carregamento sem fio de veículos elétricos, a ser feito durante a viagem e até sem a necessidade de bateria.

 

A prefeitura de Tel Aviv abraçou a ideia e, em cooperação com a Alktroad, vem testando uma “estrada inteligente”, onde a transmissão de energia elétrica é feita diretamente ao veículo. A infraestrutura foi instalada pela administração municipal para testar a durabilidade desta solução a longo prazo, e verificar por exemplo o desempenho dos veículos sob condições como de tráfego pesado e flutuações de temperatura.

 

Oren Ezer, diretor da Alktroad, explica que o sistema de carregamento sem fio, por mais futurista que possa parecer, não é tão complicado de se executar. Segundo Ezer, o trabalho de infraestrutura é relativamente simples e inclui a colocação de uma faixa estreita ao longo do asfalto, além da instalação de fios de cobre e a conexão ao conversor de voltagem.

 

Baterias menores

Assim, será possível também reduzir o tamanho físico da bateria, e também o custo e o peso do veículo, ou até mesmo liberar inteiramente o veiculo do uso da bateria. Não há também risco de que outros veículos que por ali passem venham a sofrer interferência das bobinas instaladas sob a estrada, pois o sistema tão-somente é ativado quando o veículo elétrico adaptado passa sobre as faixas.

 

A vice-prefeita e titular da Transporte Portfolio de Tel Aviv, Meital Leavi, afirmou que “se a experiência com Alktroad tiver sucesso, como parece terá, a intenção do governo é promover uma cobertura mais ampla do projeto, promovendo ônibus elétricos, nas ruas e ao redor da universidade de Tel Aviv”.

 

Leia também: 

Telavive terá sistema de car-sharing em 2017 

China lança ônibus elétrico que carrega bateria em apenas 10 segundos 

Em Israel, empresa desenvolve supercondutores para ônibus elétricos 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário