Smart Campus: novo paradigma de mobilidade para o câmpus II da UFG

TCC de arquiteta apresenta uma proposta de mobilidade urbana para o câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG), com soluções que aliam tecnologia e sustentabilidade e priorizam o pedestre, o ciclista e o transporte público

Smart Campus

Capa do trabalho Smart Campus

Autor: Maria Natália Alcântara

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Goiânia

Ano: 2016

 

Priorizar o pedestre e o ciclista, valorizar o transporte público coletivo, racionalizar o uso dos automóveis, planejar as redes urbanas e e aliar tecnologia e sustentabilidade. Esses foram os eixos temáticos que nortearam o trabalho Smart Campus, projeto de mobilidade urbana e tecnologia, que a arquiteta e urbanista Maria Natália Paulino Araújo Alcântara, graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolveu para o Câmpus Samambaia (UFG) em seu Trabalho de Conclusão de Curso.

 

O estudo - aqui publicado como resumo - teve como foco o Campus II, o maior da UFG e o mais afastado da cidade, considerado um polo gerador de viagens, por isso demandando estudos e análises sobre a mobilidade de seus usuários - mais de 16 mil pessoas, entre docentes, discentes e técnicos administrativos. 

 

Foram elaborados mapas e maquetes digitais propondo espaços e equipamentos que facilitem a mobilidade dentro do campus, com alternativas ao pedestre, ao ciclista, aos passageiros de ônibus e do carro, com soluções que promovessem uma maior integração dos modos para a melhoria da mobilidade urbana na UFG.

 

Para ter acesso ao projeto completo, clicar nos seguintes links:

Caderno I parte teórica:

https://issuu.com/marianataliapaulinoaraujoalcantara/docs/maria_nat__lia_alc__ntara_-_tcc_201_d153ffbe930022

Caderno 2 projeto:

https://issuu.com/marianataliapaulinoaraujoalcantara/docs/maria_nat__lia_alc__ntara_-_tcc_201

 

Link do vídeo do projeto na publicação:

https://youtu.be/exJySCavgzE

Arquivos
Download
Novo paradigma de mobilidade para câmpus II (UFG)
Arquiteta faz TCC com proposta de mobilidade urbana para o câmpus II da UFG, com soluções que aliam tecnologia e sustentabilidade e priorizam o pedestre, o ciclista e o transporte público

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário