Como você se desloca em sua cidade?

A pé, de carro, de transporte público ou de bicicleta? Veja os resultados de nossa enquete

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 25 de maio de 2016

Como você se desloca em sua cidade?

Travessia de pedestres em cidade brasileira

créditos: ITDP


Não, não é a bicicleta!

A maioria dos leitores do Mobilize Brasil utiliza o transporte público em suas idas e vindas cotidianas. O automóvel vem em segundo lugar nas preferências e a bicicleta em terceiro, com quase 20% dos deslocamentos. Curiosamente, apenas pouco mais de 11% dos leitores que responderam à enquete caminham pelas cidades. Veja o gráfico com os resultados e confira alguns comentários registrados na enquete.

 

O que comentam os leitores

Nas mensagens da enquete, nossos leitores que responderam pela mobilidade a pé (11,57%) dizem também usar outros modos, como transporte público, combinados ao longo do trajeto ou num período do dia. É o caso de Maria Mercer, de Curitiba, uma "urbanista peatonista" como se define: para deslocamentos de até 30 minutos ela prefere ir a pé, mas para distâncias maiores e à noite costuma optar pelo BRT e o Uber. 

 

Outro que gosta de variar é o Caio Nunes, que no trajeto casa-trabalho-casa adota três meios: caminhada, carro e transporte público. "No retorno para casa, faço a pé - são cerca de 9 km de caminhada em que economizo combustível, ajudo o meio ambiente e ainda me exercito", comenta.

 

Também Epaminondas Amaral ficou na dúvida em assinalar um único item na enquete, mas acabou marcando o transporte público. Como, aliás, a maioria dos leitores nesta consulta (46,28%). Ele explica: "Longas distâncias, faço de ônibus; trajetos no bairro geralmente faço a pé; bicicleta uso para saídas até o banco ou a um bairro próximo", resume. 

 

Outro leitor de Curitiba, o Lourival Marques, diz: "Nunca tive carro e nunca senti falta de um". Ele se desloca de ônibus, mesmo reconhecendo que na região metropolitana, onde mora, o transporte "não é lá nenhuma maravilha".

 

Transporte público ruim, maior adesão ao carro particular. Entre os 23,14% que fazem esta opção está Maria Auxiliadora, que desabafa: "O transporte público é terrível, não consigo utilizá-lo". Outros, como Leci de Almeida, se sentem obrigados a pegar o carro por não dispor de... calçada! Casos como esse costumam chegar ao Mobilize: pessoas que moram em áreas próximas a rodovias. A Leci, por exemplo, mora ao lado da MG 30-Nova Lima, uma estrada urbana, sem infraestrutura adequada.   

 

Nos comentários, os leitores mais satisfeitos com seu modo de transporte são os fãs da bicicleta (19,01%). Veja o que eles dizem: "Meu deslocamento se divide em: 60% bike, 20% ônibus, 10% carro e 10% a pé. E me sinto muito feliz!", diz Guilherme Bernet. Daniel Júlio, de Recife, afirma que "a  bicicleta se tornou um meio de transporte essencial no dia a dia", e que na capital pernambucana as linhas de ônibus são pouco "inteligentes", tornando o trajeto mais longo e demorado do que ir pedalando.


Já Marcelo Bologna Saez, que trabalha em esquema de home office, conta que vem optando por fazer quase tudo de bicicleta: "Por exemplo: ir ao banco, ir ao centro da cidade...Está muito mais fácil de parar a bicicleta do que estacionar o carro sem pagar ou ser multado", comemora. 


Leia também:
Novas calçadas: incentivo à caminhada ou luxo?
Metrô de Santiago funcionará com energias renováveis a partir de 2018
Guia do Espaço Público


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário