Método de priorização de temas no Termo de Ref. para Plano de Mobilidade de cidades de médio porte

No estudo intitulado "Método de priorização de temas para confecção de Termo de Referência para Plano de Mobilidade Urbana de cidades com porte de 100 a 250 mil habitantes" o objetivo foi desenvolver uma ferramenta que ajudasse cidades de porte médio a elaborar seus planos de mobilidade. Envolve estudo de casos das cidades de Colatina e Linhares (ES).

Estrutura do AHP para este estudo

Estrutura do Analytic Hierarchy Process para este estudo

Autor: Bianca Macêdo

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Nacional

Ano: 2015

 

O trabalho consiste na elaboração e aplicação de uma ferramenta de priorização de assuntos a serem abordados pelo Termo de Referência - TdR para Plano de Mobilidade Urbana de cidades brasileiras com porte de 100 a 250 mil habitantes. Com base na fundamentação teórica, é feita uma compilação de temas primordiais ao Plano de Mobilidade abordados pela literatura técnica. 

 

A revisão bibliográfica também evidencia a relevância do tema e a necessidade de se preencher a lacuna de conhecimento em relação à hierarquização de tais assuntos, de acordo com as características da cidade. 

 

O desenvolvimento do modelo engloba: definição de entradas; premissas e o uso do Analytic Hierarchy Process (AHP) como mecanismo para obtenção das prioridades numéricas. Entradas são as perguntas feitas ao usuário da ferramenta definidas com base em fatores que são condicionantes da mobilidade urbana. As premissas constituem a atribuição de pesos iniciais padrão para as matrizes de comparação do AHP; além dos impactos de cada entrada do modelo na alteração de tais pesos. 

 

A saída do modelo é uma lista priorizada dos assuntos a serem abordados pelo TdR com as respectivas porcentagens referentes à importância de cada assunto. A aplicação da ferramenta é feita para dois casos de estudo correspondentes às cidades de Colatina e Linhares. 

 

As saídas da ferramenta para cada uma das duas cidades são analisadas de acordo com as principais diferenças entre as cidades. Os resultados mostram que as priorizações de cada cidade são coerentes com suas características. As principais diferenças entre as cidades são perceptíveis quando comparadas as duas hierarquias. 

A comparação dos resultados com o Termo de Referência correspondente às duas cidades permite revelar quais temas importantes para Plano de Mobilidade dessas cidades deixaram de ser abordados. A ferramenta em questão pode então ser utilizada por cidades no porte escolhido para elaboração de seus TdR’s para Plano de Mobilidade. Estudos futuros podem ainda aprimorar a metodologia desenvolvida neste trabalho ou estendê-la para outros portes de cidades brasileiras.

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Método em Termos de Ref. para Plano de Mobilidade
Objetivo deste estudo é desenvolver uma ferramenta que ajude cidades de porte médio a elaborar seus planos de mobilidade. Envolve estudo de casos das cidades de Colatina e Linhares (ES)

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