27 de julho de 2016
Editorial
A chama passa, os pedestres tropeçam

Olimpíada e Paralimpíada põem mobilidade urbana à prova em todo o Brasil. Mas há ganhos, que merecem ser comemorados 

anéis olimpicos.jpg

Depois que a Renata Falzoni apareceu na tevê empunhando a tocha olímpica, depois que a seleção feminina de hóquei da Holanda decidiu usar o BRT para ir a Deodoro, e depois que o cicloativista Zé Lobo concluiu que a bicicleta vai ser a melhor forma de transporte durante a Olimpíada, não há como ficar de fora desse chamado "espírito olímpico" que invadiu o país.

Os mais céticos lembrarão que os apartamentos da Cidade Olímpica não ficaram prontos, que a Baía a Guanabara continua suja, que os sistemas de transportes da cidade - metrô, VLT e BRT - ainda estão incompletos. De quebra, há o "acidente" com a Ciclovia Tim Maia, que está em obras de recuperação e deve ser reaberta na próxima semana.

Mas, numa perspectiva otimista, há que se reconhecer que de todas as capitais brasileiras o Rio de Janeiro é a cidade que mais está ganhando com o ciclo iniciado na Copa de 2014. Perdemos por 7 a 1 da Alemanha, mas o Rio está recebendo a Linha 4 do Metrô, mais 150 km de BRTs, cerca de 450 km de ciclovias e a coqueluche do momento, o VLT Porto Maravilha, um bonde moderno que começa a cair no gosto dos cariocas. Tanto que já virou “bonde”.

Apesar dos avanços - que devem ficar visíveis quando as obras finalmente forem entregues - sabe-se lá quando -  moradores e turistas ainda tropeçam feio na má qualidade das calçadas da cidade. Na semana passada, durante evento do aplicativo Biomob, o tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes confessou ser quase impossível circular com sua cadeira de rodas pelo Rio de Janeiro por conta dos buracos, degraus e falta de rampas de acessibilidade.

Considerando que Fernandes é um homem muito forte, quase obstinado em vencer desafios, é provável que os para-atletas estrangeiros que vierem ao Rio levem uma imagem não muito positiva da mais famosa cidade brasileira.

A uma semana da abertura dos Jogos, só nos resta torcer para que tudo saia bem, sem traumas, e que o carioca volte a sorrir. Afinal, mais do que nunca, agora o Rio de Janeiro é o Brasil. E somos todos cariocas. 

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
A mobilidade em Bogotá com a volta de Peñalosa
É saudável andar ou pedalar em locais poluídos? Veja um vídeo!
Terminal de ônibus em Manaus concentra calor e poluição
"Bike vai ser o melhor transporte durante a Olimpíada"
São Paulo sai do grupo das dez piores do mundo em congestionamento
Nova ponte sobre o rio Pinheiros (SP) não tem acesso a ciclista e pedestre
#Nada atrapalha meu caminho: um mutirão para avaliar a acessibilidade
Bike Arte acontece neste sábado (30) em São Paulo
Curitiba amplia ciclovias em 71% e estimula uso da bicicleta
Campanhas
Parceiro Contribuinte
Apoie o Mobilize!

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Blogs
Cidade Ativa
Cidades mais Ativas são Cidades para o Brincar
Acessibilidade sobre Rodas
Uma análise da acessibilidade em relação aos bancos
Vídeo
Bicicleta
Palestra sobre bicicleta - Workshop PM DF
EVENTOS
Título do Evento: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade /Unicamp
Data: 01/08/2016 à 30/08/2016
Local: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas-SP
Resumo: O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade (PPGATC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abrirá inscrições para o processo seletivo de candidatos para ingresso no 1º período letivo de 2017.
Título do Evento: Audiência Pública: Política Municipal p/ a Pessoa com Deficiência (SP)
Data: 06/08/2016
Local: São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: "Diálogos sobre Inclusão" é o tema da Audiência Pública que discutirá o decreto que institui a Política Municipal para a Pessoa com Deficiência na cidade de São Paulo.
Título do Evento: Circuito Pedalar
Data: 07/08/2016 à 20/11/2016
Local: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Salvador - Brasília-DF
Resumo: Circuito Pedalar, passeio ciclístico de incentivo ao uso da bike, passará por cinco capitais do país, com percurso de 10 km. Circuito começa no DF (agosto), prossegue por BH e Rio (set. e out.) e termina em Salvador e SP (novembro)
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS