#Nada atrapalha meu caminho: um mutirão para avaliar a acessibilidade

Mapeamento de lugares para receber pessoas com mobilidade reduzida acontece no dia 28 de julho em várias cidades do Brasil. Calçadas e transportes também estão na mira

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Biomob  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 20 de julho de 2016

Debate em SP: Fernando Fernandes, Mario Cezar, Elio Dilburt, Rodrigo Credídio e Marcos de Sousa


#Nada atrapalha meu caminho
é o mote da campanha lançada ontem (19) pelo aplicativo Biomob em parceria com a Advil Brasil . A ideia é estimular a mobilidade a pé nas cidades brasileiras e melhorar as condições de acessibilidade para todos, em especial para idosos e pessoas com deficiência.

 

O encontro de lançamento reuniu jornalistas de todo o Brasil e ativistas, como o atleta Fernando Fernandes, o arquiteto Mario Cezar da Silveira, o empresário Rodrigo Credídio, um dos criadores do app Biomob, e  Elio Dilburt, representante da Pfizer Consumer Healthcare, fabricante do Advil. Os debates foram mediados pelo jornalista Marcos de Sousa, editor do Mobilize Brasil.

 

Como parte dessa campanha, na sexta-feira, 28 de julho, pessoas de todo o país estarão mobilizadas para avaliar a acessibilidade em centros esportivos, escolas, hospitais, shoppings e outros estabelecimentos comerciais, além de calçadas e pontos de acesso ao transporte público.  

 

O aplicativo Biomob foi criado em 2015 como uma ferramenta para ajudar as pessoas a encontrarem locais acessíveis utilizando seus celulares. O mutirão é mais uma etapa de avaliação para ampliar o mapeamento dos estabelecimentos em cidades brasileiras. A população está convidada a participar, avaliando a acessibilidade de estabelecimentos por meio do aplicativo Biomob e, assim, promover cidades melhores para todos. Após um pequeno treinamento, todos sairão às ruas juntos, para visitar lugares acessíveis e, em tempo real, dar uma nota para cada item de acessibilidade.

 

Quem não puder comparecer à ação presencial pode contribuir mesmo assim. Ao visitar um local, basta procurá-lo no aplicativo e fazer a avaliação, a qualquer momento. O Biomob também detecta a localização do usuário e sugere lugares próximos - que atendam à necessidade específica dele – e também permite a busca por nome ou tipo de estabelecimento. Bares, restaurantes, academias, teatros, shoppings, hotéis e parques são avaliados com base na norma NBR 9050 – que estabelece as regras de acessibilidade para edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - e recebem notas de 0 a 5 para todos os itens (calçada, entrada, banheiro adaptado, sinalizações etc.).

 

Direito de ir e vir
"Seja para trabalhar, passear, fazer compras ou estudar, nossa rotina está repleta de atividades e compromissos que envolvem a mobilidade. Idosos, gestantes, pais com carrinhos de bebê, obesos ou pessoas com deficiência física também precisam ter seu direito de ir e vir garantido. Por isso, por pensar na necessidade de todos os cidadãos e, principalmente, para inspirar as pessoas a realizarem o que elas desejam é estamos promovendo a campanha #Nada Atrapalha Meu Caminho junto com o Biomob", frisa Elio Dilburt, ao explicar porque a Pfizer está apoiando a ação do Biomob.

 

Envelhecimento da população
Durante o evento de ontem, em São Paulo, o arquiteto especialista em acessibilidade Mario Cezar da Silveira lembrou que acessibilidade é uma necessidade que todas as pessoas têm ou terão no futuro, devido ao envelhecimento, perdas funcionais, deficiência adquirida ou até mesmo uma gravidez. De acordo com o IBGE, o Brasil tem hoje 13 milhões de pessoas com deficiência motora, mais de 20 milhões de idosos, quase 19 milhões de obesos e 800 mil gestantes por ano. A previsão é que, em 2040, 27% da população tenha mais de 60 anos, ou seja, 55 milhões de pessoas. "Um local acessível é mais confortável para todos e a adaptação de um estabelecimento deve ser vista como investimento, já que incentiva a frequência de novos clientes”, reitera Mario Silveira. 

 

Como obter o app Biomob
O aplicativo Biomob é gratuito para os usuários e também para as empresas que quiserem incluir seus estabelecimentos, desde que apresentem um nível mínimo de acessibilidade, explica Valmir Souza, sócio de Rodrigo Credídio na concepção do aplicativo. O app está disponível para Android e Ios e também no site www.biomob.com.brBiomob é uma iniciativa da Goodbros e da BioMais, empresas que atuam para melhorar o bem-estar das pessoas com deficiência, e tem o apoio do Advil Brasil.

 

Leia também:
Aplicativo BioMob, um guia de locais acessíveis
A um ano da Paralimpíada, mutirão avalia acessibilidade no Rio
Sabe quais são os melhores aplicativos de mobilidade urbana? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário