A bicicleta e as cidades - IEMA - 2010

O livro mostra que a bicicleta pode ser um elemento importante de reordenação e reconfiguração do espaço público

Capa

Autor: Instituto de Energia e meio Ambiente (IEMA)

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Brasil

Ano: 2010

Este trabalho mostrará a importância da bicicleta como um meio de transporte viável, capaz de interagir eficientemente com todas as outras formas de mobilidade urbana, além de proporcionar a melhoria do meio ambiente e ajudar a promover a inclusão social.


A mudança dos padrões de deslocamento dos habitantes através do uso de meios de transporte não motorizados é crucial para a construção de centros urbanos com padrões de qualidade de vida mais elevados. A bicicleta pode ser um importante elemento de reordenação e reconfiguração do espaço urbano e da lógica social, além de ser um veto de melhoria ambiental.

 

Um plano cicloviário é essencial para fundamentar uma política pró-bicicleta e compreende um processo de planejamento, implantação e gestão de um sistema cicloviário.


Ele permite a criação de uma infraestrutura eficiente e de alta qualidade para a população das cidades, que ofereça conforto e segurança para ciclistas e pedestres, além de estimular, por meio de investimentos públicos e ações concretas, uma mudança cultural relativa ao modo de apropriação e uso do espaço urbano, tornando-o mais humano e sustentável. Mais adiante, serão apontados os custos e etapas de planejamento para auxiliar o gestor público.

Arquivos
Download
A bicicleta e as cidades - IEMA - 2010
Considerando a necessidade de se construir centros urbanos com padrões mais elevados de qualidade vida, o livro mostra que a bicicleta pode ser um elemento importante de reordenação e reconfiguração do espaço público

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário