Mobilidade urbana: os desafios do futuro

Em artigo, professor da Universidade de Lisboa faz um balanço do crescimento desenfreado do transporte individual no Pós-Guerra e alerta para a necessidade de os países aprenderem com o passado ao traçar suas novas políticas de mobilidade urbana

Capa

Autor: Fernando Nunes da Silva

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Mundial

Ano: 2010

Artigo publicado na Revista Cadernos Metrópole, de autoria do pesquisador Fernando Nunes da Silva* sugere formas de melhorar as condições de segurança e fluidez do tráfego em grandes centros urbanos.

 

O artigo faz um retrospecto das décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, que foram dominadas pelo domínio do automóvel na mobilidade urbana, tanto no que se refere à sua crescente importância na repartição modal, como na definição das políticas públicas e estratégias de acessibilidade. Com a primeira crise dos preços do petróleo, nos anos 1970, e a posterior consciência ambiental dos impactos negativos atribuídos ao setor dos transportes, começaram a desenhar-se outros tipos de políticas, mais orientadas pelos conceitos de intermodalidade e de coesão social, além de mais preocupadas em reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana. Num período em que os novos países emergentes atravessam uma fase de forte crescimento econômico e consequente aumento da motorização individual,será útil analisar essa evolução das políticas de mobilidade e retirar algumas conclusões quanto aos caminhos a prosseguir, pondo em evidência as especificidades que existem nesses países, mas também o que podem aproveitar dos ensinamentos do passado recente.

 

*Fernando Nunes da Silva é professor catedrático do Instituto Superior Técnico e investigador do Centro de Sistemas Urbanos e Regionais – Cesur, da Universidade de Lisboa. Vereador da Mobilidade na CM de Lisboa. Lisboa, Portugal.


Clique aqui para acessar o artigo completo.

Arquivos
Download
Mobilidade urbana: os desafios do futuro

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário