Inserção do aspecto relacional na análise da mobilidade urbana para o pedestre

"Diz-me como andas que te direi onde estás: inserção do aspecto relacional na análise da mobilidade urbana para o pedestre" é o título da tese de doutorado apresentada em regime de co-tutela para cursos de engenharia e arquitetura das universidades de Brasília (UnB) e de Lisboa

Idosos em Lisboa: conversando e contemplando a pai

Idosos em Lisboa: conversando e contemplando a paisagem

créditos: Ana Barros

Autor: Ana Paula Borba Gonçalves Barros

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Lisboa (Portugal)

Ano: 2014

 

A tese explora a “caminhabilidade” e tem por objetivo: analisar em que medida a “forma urbana” interfere nos deslocamentos das pessoas a pé, e também identificar os fatores que afetam a escolha de percursos pelos indivíduos. 

 

O estudo justifica-se pela aparente ausência de uma abordagem relacional para a investigação do tema, e procura aproximar perspectivas da Arquitetura e da Engenharia de Transportes ao assumir a cidade enquanto um sistema cujas relações entre os elementos constituintes são interdependentes. 

 

Para a aplicação do aparato metodológico, foram selecionados três bairros da cidade de Lisboa (Portugal) por apresentarem distintas características de malha, entendidas enquanto síntese da “forma urbana”: Graça (desenho orgânico), Campo de Ourique (traçado regular) e Telheiras (malha contemporânea). 

 

A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: (a) “caracterização”: seleção e análise de informações para os três bairros, a incluir dados globais (em relação à cidade como um todo) e locais (o bairro e seu entorno imediato); (b) “aquisição de dados”: produção de modelagens a partir da Teoria da Lógica Social do Espaço ou Sintaxe do Espaço, análise de uso do solo, execução de contagens de fluxos e aplicação de questionário online; e (c) “modelagem”: Análise da Geração de Viagens, Análise da Satisfação Pedonal e Análise da Escolha Modal e de Caminhos. 

 

Os resultados obtidos permitiram responder às duas questões de pesquisa: (a) qual o impacto do fator “forma urbana” na geração de viagens a pé? e (b) que fatores influenciam na escolha das pessoas tendo em conta o modo de deslocamento e os caminhos a serem percorridos? Os achados indicam o papel da forma da cidade como um aspecto determinante para o deslocamento urbano dos pedestres (estabelecimento das rotas), uma vez que há uma estreita relação entre espaço construído, uso do solo e dinâmicas de movimento (vida pública). 

 

‘Diz-me como andas que te direi onde estás’ é o título desta tese: a pesquisa indica que a “forma urbana” é um elemento muito mais eloquente do que se supõe para a leitura do deslocamento a pé dos indivíduos.

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Análise da mobilidade urbana para o pedestre
Tese de doutorado (Universidades de Brasília e Lisboa) explora a "caminhabilidade" para analisar em que medida a "forma urbana" interfere nos deslocamentos das pessoas a pé, e identificar os fatores que afetam a escolha de percursos

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