Acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida nos arredores do Estádio Nacional de Brasília

Estudo apresentado ao Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília (UnB), analisa as mudanças ocorridas na acessibilidade dos arredores do Estádio Nacional de Brasília em função da Copa do Mundo em 2014.

Estudo sobre a acessibilidade no entorno do Estádi

Estudo sobre a acessibilidade no entorno do Estádio Nacional

créditos: Uirá Lourenço

Autor: Ulisses Saraiva Alvim

Assunto: Teses e TCCs

Abrangência: Brasília/DF

Ano: 2015

 

Para esta pesquisa, foram considerados arredores, os locais de maior concentração turística próximos ao estádio, tais como os Setores Hoteleiros Sul e Norte e o complexo da Torre de TV. Os resultados foram obtidos através de documentação indireta, utilizando-se de livros, artigos científicos, jornais e sites oficiais, que forneceram as principais informações para as discussões levantadas na base teórica, e de documentação direta, por meio de pesquisa de campo, preenchimento de formulário para avaliar a condição das calçadas, aplicação de questionários junto a hotéis do Setor Hoteleiro e realização de entrevista semiestruturada com o coordenador do Programa de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade de Brasília. 

 

No caso específico de Brasília verificou-se que a cidade perdeu uma grande oportunidade de restaurar seus espaços de convivência e torná-los acessíveis aos diversos tipos de necessidades da população. Pois, apesar de existirem projetos para a Copa que visavam melhorar o paisagismo e as calçadas nas áreas próximas ao Estádio, pouco foi feito, e ainda assim, foi feito de maneira inadequada.

 

Com base nas informações obtidas, percebe-se que as mudanças ocorridas para a acessibilidade realizadas em função da Copa em Brasília foram pontuais e não apresentaram ganhos significativos para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Arquivos
Download
Acessibilidade nos arredores do Estádio Nacional
Estudo analisa a acessibilidade nos arredores do Estádio Nacional de Brasília em função e após a realização da Copa do Mundo em 2014

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário