Bicicletas elétricas - Como e por que incentivá-las

Documento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) trata de aspectos legais e conceituais da bicicleta elétrica e aponta razões para incentivar o desenvolvimento de políticas públicas (e privadas) para o estímulo ao acesso e ao uso destas bicicletas no Brasil.

Bicicletas elétricas - Como e por que incentivá-la

Bicicletas elétricas - Como e por que incentivá-las

Autor: Aliança Bike

Assunto: Apresentações

Abrangência: Nacional

Ano: 2018

As bicicletas elétricas estão cada dia mais presentes em nossas cidades e este é um movimento que está ocorrendo no mundo todo. O documento apresenta um compilado de questões emergentes e urgentes, organizadas em cinco capítulos, além de um prefácio da cicloativista Renata Falzoni. Os capítulos são:

 

1. Notas Conceituais - No abre do documento, pretendemos expor as características das bicicletas elétricas tanto nos aspectos legais, quanto conceituais, e as janelas de oportunidade deste crescente fenômeno no Brasil e no mundo.

 

2. Relação de motivos (benefícios) - Buscamos listar algumas das principais razões para se incentivar as bicicletas elétricas à luz dos novos paradigmas da mobilidade urbana e do ciclismo. Trata-se de um compilado inicial e exploratório, sem a pretensão de esgotar o tema.

 

3. Overview pelo mundo -  Nesta etapa buscamos identificar qual é o estado da arte das bicicletas elétricas em outros países, notadamente aqueles sobre os quais temos alguma informação - seja por meio da imprensa e das mídias digitais, seja por papers e artigos acadêmicos.

 

4. Conclusões preliminares - Ousamos um primeiro exercício de leitura de cenário a partir dos dados secundários coletados. Chamamos de “conclusões preliminares” pois não pretendemos reduzir nosso objeto de pesquisa a um punhado de conclusões. O objetivo deste capítulo foi o de ensaiar um diagrama de incentivo à este meio de transporte a partir das experiências analisadas mundo afora.

 

5. Como estimular - Por fim, o documento conclui com alguns tópicos estratégicos para o desenvolvimento de políticas públicas (e privadas) para o estímulo ao acesso e ao uso de bicicletas elétricas no Brasil, a partir de experiências internacionais já bem sucedidas e também a partir de uma cuidadosa análise de como o poder público brasileiro emprega algumas políticas para o setor, especialmente as tributárias.

 

Arquivos
Download
Bicicletas elétricas - como e por que incentivá-la
Documento da Aliança Bike aborda aspectos legais e conceituais da bicicleta elétrica e aponta razões para incentivar o desenvolvimento de políticas públicas e privadas para estímulo ao acesso e uso destas bicicletas no país

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário