Parque Gomm, caso de ineficiência administrativa atenuado pela ação da cidadania

Artigo mostra as dificuldades enfrentadas por um coletivo de Curitiba para levar a cabo a reivindicação de manter um bem declarado de interesse público - o Parque Gomm, em Curitiba - com suas características de espaço ambiental, social e cultural.

Parque Gomm, preservado graças à luta da comunidad

Parque Gomm, preservado graças à luta da comunidade

créditos: Divulgação/ Salvemos o Bosque da Casa Gomm

Autor: Roberto Ghidini

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Regional

Ano: 2017

 

No artigo inédito "Parque Gomm - Um caso onde ineficiência administrativa e a ação do capital foram atenuados pela cidadania e a criação coletiva", o engenheiro Roberto Ghidini recupera a história deste importante espaço público da capital curitibana.

 

O Parque Gomm, no bairro Batel, é composto pela Casa Gomm - de 1913, exemplar único do estilo Massachussets – e pelo seu bosque, ambos tombados pelo patrimônio histórico e cultural do Estado do Paraná. Este artigo foi estruturado com base em registros notáveis, publicações da imprensa, entrevistas e recortes de posts na página do grupo Salvemos o Bosque da Casa Gomm - o grupo que lutou pelo patrimônio físico coletivo e o bem imaterial que o espaço passou a representar.

 

História

Depois que a propriedade foi vendida pela família no início dos anos 1980, a Prefeitura de Curitiba tentou ali fazer o Parque do Batel (1987), mas o novo proprietário conseguiu derrubar na Justiça o decreto de utilidade pública do imóvel. E embora em 1989 a Casa Gomm e seu Bosque tenham sido tombados pelo patrimônio, o bosque foi perdendo gradativamente sua área verde nos anos seguintes, e a casa, de madeira, quase destruída pelos cupins.

 

A degradação do espaço só se acentuou com o passar do tempo, em parte por responsabilidade do Estado, que chancelou obras que desvirtuaram e quase destruíram o local. Um marco desse período foi a construção de um shopping, e a tentativa do empreendedor de abrir uma rua asfaltada para os carros se dirigirem ao estacionamento. Logo a população percebeu que esta obra derrubaria uma parte do bosque. 

 

Foi então que o movimento Salvemos o Bosque da Casa Gomm, envolvendo a comunidade, por fim conseguiu impedir a execução desta rua de asfalto. Em 2016, finalmente um decreto municipal desautorizou a obra e o projeto foi descartado. Neste artigo do colaborador do Mobilize, Roberto Ghidini, outros detalhes desta importante luta pela preservação de um significativo espaço histórico e de lazer da população.   

Arquivos
Download
Parque Gomm: cidadania e criação coletiva
Artigo conta a história de luta em prol de um importante espaço público da capital curitibana, o Parque Gomm, composto pela Casa Gomm (1913) e pelo seu bosque, ambos tombados pelo patrimônio histórico e cultural do Estado do Paraná.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário