Micromobilidade no sul global

Levantamento da empresa de tecnologia Tembici traz um panorama geral sobre o uso de bikes compartilhadas na América do Sul. Segundo os dados apurados, a micromobilidade nos países abordados cresceu mais de 400% nos últimos 10 anos.

Micromobilidade: uso de bikes compartilhadas no su

Micromobilidade: uso de bikes compartilhadas no sul global

créditos: Reprodução

Autor: Tembici

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Internacional

Ano: 2022

 

Os dados exclusivos da pesquisa correspondem ao crescimento do serviço de bikes compartilhadas, o impacto na mobilidade urbana das cidades, o aumento do uso das bicicletas como fonte de renda, o impacto no meio ambiente, além de um perfil detalhado dos usuários do serviço.

 

O estudo traz números relativos à operação e impacto da empresa na mobilidade e desenvolvimento das cidades onde atua e, para isso, foram analisados todos os sistemas e respostas de mais de 5.700 pessoas.

 

Bike Sampa

O sistema de bikes compartilhadas da Tembici em parceria com o Itaú Unibanco em São Paulo foi um dos analisados. São 260 estações e mais de 2.700 bicicletas do Bike Sampa espalhadas pela cidade, que registrou aumento de 42% nas viagens no estado entre os meses de janeiro a junho de 2022 quando comparado ao mesmo período de 2021, e aumento de 34% no número de novos usuários. 

 

Segundo o estudo, a intermodalidade com transporte público foi um dos destaques em São Paulo, uma vez que 85% das pessoas que fazem seus trajetos com mais de um modal utilizam o transporte público como complemento de suas viagens. A integração modal permite que pessoas que vivem longe das regiões centrais tenham mais acesso à cidade, característica muito comum nos centros urbanos brasileiros, onde a concentração de empregos e atividades estão localizadas no centro da cidade.

 

O estudo também aponta que, em São Paulo, 77% utilizam o sistema para deslocamentos do dia a dia e 22% para lazer. “Nossas estações estão espalhadas de maneira estratégica pela cidade, facilitando o deslocamento das pessoas e revolucionando  a mobilidade da cidade”, ressalta Gabriel Reginato, diretor de negócios da Tembici.

 

Sobre a Tembici

A Tembici é responsável por 65 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. 

Arquivos
Download
Micromobilidade no sul global
Levantamento da empresa de tecnologia Tembici traz um panorama geral sobre o uso de bikes compartilhadas na América do Sul. Segundo os dados apurados, a micromobilidade cresceu mais de 400% nos últimos 10 anos

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário