Aprovada proposta que torna infração gravíssima estacionar sobre ciclovia

Texto aprovado na Câmara dos Deputados substitui projeto original, que previa triplicar multa, por outra penalização que transforma de grave para gravíssima a infração

Notícias
 

Fonte: Agência Câmara  |  Autor: Mobilize/ Agência Câmara  |  Postado em: 03 de fevereiro de 2017

Carros sobre a calçada em Brasília: infração graví

Carros sobre ciclovia em Brasília: infração gravíssima

créditos: Uirá Lourenço / Mobilize

 

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para transformar em infração gravíssima o ato de estacionar veículo sobre ciclovias, ciclofaixas ou onde houver meio-fio rebaixado para facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

 

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Christiane de Souza Yared (PR-PR), ao Projeto de Lei 3893/15, do deputado Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM). O projeto original triplicava a multa aplicada ao motorista que estacionasse o veículo sobre ciclovias e ciclofaixas. “Entendemos ser mais condizente com as regras impostas pelo CTB alterar a infração de grave para gravíssima, em vez de colocar o multiplicador proposto”, disse a relatora.

 

A deputada também decidiu também transformar em infração gravíssima a prática de impedir o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à calçadas e passeios pela não utilização de meios-fios rebaixados. “A medida vai contribuir para melhorara convivência entre condutores de veículos, ciclistas, pedestres e pessoas com deficiência”, completou a relatora. 

 

O projeto tramita em caráter conclusivo e será ainda analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

 

Leia também:

Em SP, calçadas de prédios públicos têm buracos e rachaduras 

Em Brasília, crianças 'autuam' motorista infrator 

Carros invadem ciclovias. E não é só aqui no Brasil! 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário