Cidades do RJ se unem para criar a CicloAtlântica

Na região sul fluminense (RJ), projeto de ciclovia gigante de 108 km entre três municípios ganha força após reunião entre prefeitos e autoridades em Brasília esta semana

Notícias
 

Fonte: A Voz da Cidade  |  Autor: A Voz da Cidade  |  Postado em: 24 de maio de 2017

Passeio ciclístico entre Barra Mansa e Paraty (RJ)

Passeio ciclístico entre Barra Mansa e Paraty (RJ)

créditos: Carol Teixeira/G1

 

Uma ferrovia desativada entre três cidades da região Sul Fluminense - Barra Mansa, Rio Claro e Angra dos Reis - deverá ser transformada em uma importante ciclovia, com pouco mais de 108 km que atravessa uma área rica em biodiversidade.

 

A decisão de construir a CicloAtlântica, como se chama o projeto, foi oficializada na última segunda-feira (22) durante encontro em Brasília dos prefeitos Rodrigo Drable, Fernando Jordão e José Osmar com o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), Charles Magno Moreira, e com os dirigentes da Valor da Logística Integrada - Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (VLI-FCA).

 

Turismo

O projeto ganhou força depois que os três prefeitos se uniram para a criação do Consórcio Intermunicipal da Ciclovia do Atlântico, que envolve o desenvolvimento econômico, fomento ao turismo e preservação de um dos trechos mais importantes do bioma Mata Atlântica, entre os três municípios. 

 

O DNIT iniciou as negociações com a concessionária VLI-FCA, que detém a exploração do trecho, para que seja feita a devolução da área, que já não é utilizada desde o início dos anos 1990. Os próximos passos serão dados a partir da transmissão patrimonial, pela Secretaria de Patrimônio da União, aos municípios do consórcio.

 

Em anos anteriores, já houve tentativas de transformar a ferrovia desativada para outros usos: uma nova rota de cargas e passageiros e, até mesmo, uma rodovia que servisse de alternativa à RJ-155. 

 

Mais recentemente, porém, os prefeitos passaram a defender o uso da antiga via férrea para a implantação de um modal de transporte sustentável - a ciclovia -, com potencial para geração de emprego e renda, fomento ao turismo, infraestrutura hospedeira e de alimentação. 

 

Um dos idealizadores do projeto, o prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable, que também é ciclista, justificou a escolha: “Temos que buscar soluções práticas, modernas e que tragam resultados econômicos para a região e para o Estado do Rio. O ciclismo é o esporte que mais cresce no Brasil e não podemos perder esta oportunidade de atrair turistas de várias partes do país e do mundo”, concluiu Drable.

 

Leia também:

Criador do BikeAnjo, JP Amaral fala sobre bicicletas na Europa 

Rota de bicicletas começa a ser construída no Recife

Ciclovia Tim Maia (RJ) deverá ser reformada para reparar erros estruturais

Ciclovia de 160 km deve ligar Cascavel a Foz do Iguaçu (PR) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Adriano Charp - 01 de Junho de 2017 às 07:54 Positivo 0 Negativo 0

Essa via sempre foi utulizada por bicicletas ( montain bikers), além dos caminhantes.

Adriano Charp - 01 de Junho de 2017 às 07:53 Positivo 0 Negativo 0

Essa via sempre foi utulizada por bicicletas ( montain bikers), além dos caminhantes.

Clique aqui e deixe seu comentário