Rota de bicicletas começa a ser construída no Recife

Têm início as obras do projeto de 5,1 km de extensão, com trechos em ciclovia, ciclofaixas e ciclorrotas, ligando o Marco Zero a Igarassu, na região metropolitana

Notícias
 

Fonte: JC Online  |  Autor: Roberta Soares  |  Postado em: 27 de janeiro de 2017

Rota cicloviária sairá do Marco Zero e irá até Iga

Rota cicloviária sairá do Marco Zero e irá até Igarassu

créditos: André Nery/ JC Imagem

 

A polêmica foi grande e a primeira etapa prometida é apenas uma pequena parte de um projeto maior, que talvez nem consiga sair do papel plenamente. Mas os 5,1 km da rota cicloviária que pretende ligar o Marco Zero, no Bairro do Recife, ao município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, começaram a virar realidade depois de três anos de promessas. 

 

Quem passa na Rua da Aurora já vê a ciclovia ganhando forma no cais, próxima ao rio e sombreada em boa parte do percurso. A conclusão do primeiro trecho, até a Fábrica Tacaruna, no limite do Recife com Olinda, continua sendo o mês de abril.

 

Início das obras da rota cicloviária no Cais da Aurora. Foto: André Nery/ JC Imagem

 

Até agora, a intervenção tem menos de dois quilômetros e ainda está na primeira frente de trabalho. Mas segundo a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, responsável por viabilizar o projeto via o programa Prodetur, o cronograma de obras está sendo atendido dentro do previsto. “Começamos no Cais da Aurora, onde a intervenção acontece na área do passeio público e, por isso, gera menos impacto, mas ainda esta semana estaremos indo para a área da Praça da República. Serão várias frentes de trabalho simultâneas”, afirmou a secretária executiva do Prodetur, Manoela Marinho.

 

O Cais da Aurora é o único trecho da rota ciclável que terá uma ciclovia – quando o espaço dos ciclistas é isolado fisicamente dos carros. O restante da rota será de ciclofaixas – quando a separação é feita com tachões – e ciclorrotas – apenas sinalização horizontal e vertical. 

 

A implantação da ciclovia sobre o Cais da Aurora, inclusive, foi alvo de críticas dos cicloativistas. O argumento era de que o governo do estado não estava tendo coragem de reduzir o espaço dos automóveis e, por isso, comprometia o dos pedestres. Mas na época da polêmica, em outubro do ano passado, quando foi definido o traçado da primeira etapa do eixo, o secretário Felipe Carreras explicou que era o possível a ser feito.

 

“Sabemos que a rota não atenderá à exigência de parte dos cicloativistas, que queriam uma infraestrutura nas Pontes Buarque de Macedo e Princesa Isabel, o que não foi possível. Mas isso não pode virar uma polêmica. Estamos avançando. Não estamos subtraindo, mas somando. São conquistas que estão mudando a consciência do poder público e da sociedade”, argumentou na época. As duas pontes citadas pelo secretário renderam mais polêmicas porque não terão infraestrutura para os ciclistas.

 

Leia também:

Uma visão do caminhar, a partir de Recife 

Sistema BikePE está sucateado, diz jornal 

As pedras no caminho de quem anda 

 

 

    


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário