Uma bicicleta que filtra o ar e protege ciclistas da poluição

Designer holandês inova ao desenvolver bike que funciona como um aspirador de partículas nocivas ao redor do usuário

Notícias
 

Fonte: Época Negócios  |  Autor: Caminhos para o Futuro  |  Postado em: 11 de julho de 2017

Smog Free Bike, projetada pelo Studio Roosegaarde

Smog Free Bike, projetada pelo Studio Roosegaarde

créditos: Divulgação/ Studio Roosegaarde

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população urbana mundial está exposta a níveis de poluição acima do prejudicial para o corpo humano. Entre as cidades mais poluídas, as do Oriente Médio e o leste asiático são algumas das piores.

E foi visitando a China, país que vem reduzindo gradativamente seu tradicional uso de bicicletas como meio de transporte e substituindo pelos carros, que o designer de inovações sustentáveis holandês, Daan Roosegaarde, teve a ideia de desenvolver uma bicicleta que proteja seus usuários da exposição excessiva às micropartículas nocivas.

Protótipo

A bike (Smog Free Bike) está em estágio de protótipo no momento. Ela funciona como um aspirador de partículas ao redor do usuário por meio de um filtro instalado na parte da frente e exala ar puro em seus usuários. Assim, além de proteger o ciclista, a invenção estimula os cidadãos que não usam esse meio de transporte por medo da poluição a deixarem seus carros na garagem, melhorando a qualidade do ar.

O mecanismo é semelhante ao Smog Free Project, uma torre que o escritório do designer (Studio Roosegaarde) desenvolveu com o mesmo propósito e funciona hoje em dia em Roterdam e em Pequim, coletando partículas do ar e emanando ar puro ao seu redor.

Leia também:
Apesar da poluição, bicicleta faz bem à saúde
O ciclista deve ou não usar máscara para se proteger da poluição?
Viagem ativa: exercício pode anular efeito nocivo da poluição do ar 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário