Bicicleta dobrável, movida a hidrogênio. A novidade vem da China

Empresa de Changzhou lança protótipo de uma nova bike dobrável movida a hidrogênio. Promete ser mais durável e sustentável do que as com baterias de lítio

Notícias
 

Fonte: Monitor Mercantil/ Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de fevereiro de 2023

Não é só uma e-bike dobrável: ela é movida a hidro

Não é só mais uma bike dobrável: ela é movida a hidrogênio!

créditos: Divulgação/ Youon Technology Co.Ltd.


O protótipo de uma inovadora bicicleta dobrável movida a hidrogênio saiu oficialmente da linha de produção de uma empresa do setor na cidade de Changzhou, na província de Jiangsu, a leste da China. O anúncio foi feito pela empresa, a Youon Technology Co.Ltd., na última sexta-feira (17).

 

A bicicleta tem desenho semelhante às convencionais, mas está equipada com uma célula de combustível de hidrogênio e um dispositivo de armazenamento de hidrogênio de baixa pressão. A célula passa a gerar energia para mover a bicicleta assim que a membrana de troca de prótons recebe o hidrogênio do dispositivo de armazenamento da bike.

 

Comparada com as e-bikes convencionais, que usam baterias de lítio, a célula de combustível de hidrogênio apresenta boas vantagens: uma vida útil mais longa e maior sustentabilidade ambiental, já que só produz água durante a operação.

 

Segundo a Youon Technology, a energia fornecida pela bicicleta a hidrogênio varia conforme a velocidade da pedalada. Quando o ciclista atinge 24 km por hora, a bike interrompe o fornecimento adicional de energia. 

 

A fabricante chinesa anunciou que o primeiro lote das novas bikes entrará em produção no final de março, e a expectativa é que atinja uma capacidade de produção anual de 200 mil unidades até 2025.


Bicicletas compartilhadas
A Youon Technology já colocou em funcionamento um sistema de bike-share com bicicletas movidas a células de hidrogênio. A experiência foi iniciada em dezembro de 2021, também na cidade de Changzhou, com bicicletas que têm autonomia de 70 km e que podem ser recarregadas em apenas 5 segundos, conforme anuncia o site da empresa. Essas bicicletas pesam 32 kg e atingem velocidade máxima de 23 km/h, compatível com as normas internacionais de segurança de trânsito.


Bicicletas compartilhadas movidas a células de hidrogênio: nas ruas de Changzhou desde 2021 Foto: Youon Technology 

 

Leia também:
Santos (SP) renova bikes compartilhadas
Híbrido de e-bike com microcarro, Ono promete revolucionar entregas
Entre tombos e tropeços, a história da invenção da bicicleta
Ciclovias e bikes pra todo lado...na Holanda
Alemanha lança primeira frota de trens a hidrogênio do mundo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário