Estação Aeroporto do metrô de Salvador é inaugurada hoje (26)

Nova estação de metrô (linha 2) liga o centro da capital baiana ao aeroporto, e terá integração com terminal de ônibus, em construção, previsto para julho deste ano

Notícias
 

Fonte: CCR Metrô BA  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de abril de 2018

Estação Aeroporto, e passarela até terminal de ôni

Estação Aeroporto, e passarela até terminal de ônibus

créditos: CCR Metrô BA

 

Em Salvador, foi inaugurada nesta quinta-feira (26) a Estação Aeroporto do Metrô. Com a novidade, a capital baiana passa a ser a quarta no país - além de Recife, São Paulo e Porto Alegre (por aeromóvel) - a ter um sistema de metrô ligando o centro ao aeroporto. Este é o último trecho da Linha 2 (Mussurunga-Aeroporto) do sistema metroviário Salvador/Lauro de Freitas, e representa uma extensão de 3,5 km na rede.

 

Com capacidade para atender a mais de 17 mil pessoas por hora, de acordo com a assessoria do governo, a nova estação vai funcionar das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e finais de semana. A tarifa é de R$ 3,70. 

 

Terminal de ônibus

A Estação Aeroporto está integrada ao Terminal de Integração de Ônibus, que está sendo construído na região e tem previsão de entrega para julho deste ano. A estação também será ligada ao Terminal de Shuttle – ônibus exclusivo para traslado para o Aeroporto de Salvador.

 

Também inaugurada hoje, uma passarela de pedestres, com rampas de acesso, escadas rolantes e elevador, permitirá às pessoas fazerem a conexão entre o Terminal de Integração de Ônibus e a Estação Aeroporto. 

 

Em dezembro de 2017 foi realizada a viagem-teste do trecho Estação Mussurunga até a Estação Aeroporto. Além desta, foram realizados testes pré-operacionais sem passageiros desde março para verificar itens como sistemas e equipamentos da estação, comunicação visual e sonora dos trens, reconhecimento de trecho pela equipe de operadores, posição de parada dos trens nas plataformas e logística de segurança.

 

Com esta nova estação, o metrô de Salvador passa a ter no total 33 km de extensão, 20 estações e 7 terminais de integração com ônibus. A Linha 1, com 8 estações em operação e 12 km de extensão, vai da Estação Lapa à Estação Pirajá. Já a Linha 2 passa a operar com 12 estações e 21 km.

 

Leia também:
Em Salvador, protestos contra o corte de árvores para instalação do BRT
Brasil ganhou apenas 30 km de trilhos urbanos em 2017
VLT de Salvador tem resultado de licitação adiado
Metrô de Salvador começa a operar hoje (23) com 4 novas estações


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário