Bicicletas são liberadas aos sábados e domingos no Metrô de Salvador

Permissão para embarque das bikes, no último vagão do trem, vale a partir deste final de semana, e faz parte da campanha Vá de Bike no Metrô

Notícias
 

Fonte: Jornal da Mídia  |  Autor: Jornal da Mídia  |  Postado em: 03 de maio de 2018

Embarque de bike nos trens incentiva a integração

Embarque de bike nos trens incentiva a integração dos modais

créditos: Secom

 

A partir do próximo sábado (5), os ciclistas da capital baiana vão poder viajar no metrô com suas bicicletas. A liberação vale para todo o sistema, do Centro ao Aeroporto ou até Pirajá, perfazendo o trajeto das duas linhas, pelos 33 km de extensão de trilhos. 

 

A campanha Vá de Bike no Metrô, promovida pela CCR Metrô Bahia, tem o objetivo de incentivar o uso da bicicleta integrada ao metrô.

 

Atualmente, apenas as bikes dobráveis dentro de capa podem ser transportadas. O usuário também pode utilizar os bicicletários já em operação. Outros bicicletários estão em fase de implantação nas estações para facilitar o ir e vir dos usuários. Os ciclistas também ganharão 12 km de ciclovia no canteiro central da Avenida Paralela, prevista para ser entregue ainda neste primeiro semestre. Também faz parte do contrato de concessão do sistema a implantação de uma pista de caminhada junto à ciclovia.

 

De acordo com o gestor de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade, a campanha é um passo muito importante para viabilizar a integração física e promover a mobilidade urbana em Salvador e segue os moldes de sistema metroviários em todo o mundo. “A permissão de bicicletas para viagem no metrô é mais um incentivo à intermodalidade e uma tendência em todo o mundo que favorece, sobretudo, o indivíduo e o meio ambiente”, destaca.

 

A permissão do embarque de bicicletas nos trens será liberada aos sábados, a partir das 14h, e nos domingos e feriados, durante todo o horário de funcionamento do sistema. Para acessar o sistema com a bike, o usuário precisa validar seu cartão na linha de bloqueio (catraca) e comunicar ao Agente de Atendimento e Segurança (AASs) para liberar a entrada do equipamento. O embarque deverá ser feito, exclusivamente, pela última porta do último vagão, sempre dando prioridade aos usuários, e só serão permitidas duas bikes por trem.

 

Leia também:
Em Salvador, 35% das viagens são feitas a pé e de bicicleta
Estação Aeroporto do metrô de Salvador é inaugurada
Obra do BRT de Salvador vai derrubar centenas de árvores
Obstruir ciclovia gera 154 multas por mês em Salvador




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário