Tribunal de Contas suspende licitação do VLT de Santos (SP)

Fase 2 do projeto prevê expansão do transporte até o bairro do Valongo, na área central. Motivo da suspensão não foi revelado

Notícias
 

Fonte: A Tribuna  |  Autor: A Tribuna  |  Postado em: 24 de agosto de 2018

Previsão era iniciar obras da 2ª fase até o fim do

Previsão era iniciar obras da 2ª fase até o fim do ano

créditos: EMTU/ Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu o edital de concorrência da nova etapa, em Santos (SP), do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), entre os bairros do Valongo e da Encruzilhada. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), responsável pela obra, informa que apresentará os esclarecimentos.

A licitação para a construção do trecho 2 do VLT foi suspensa depois de uma representação apresentada pelas empresas Telar Engenharia e Comércio e Spavias Engenharia. A decisão foi tomada pelo plenário, em sessão. O motivo, entretanto, não foi revelado.

Esta não é a primeira vez que o processo sofre atrasos. A divulgação do edital, por exemplo, estava marcada para ocorrer em 3 de maio, mas foi adiada duas vezes “em razão do grande número de pedidos de esclarecimento e impugnações recebidas”.

Com isso, a sessão de entrega e abertura de envelopes das propostas, marcada para o dia 28 de agosto, não acontecerá mais na data prevista. 

A empresa, por sua vez, informa que, em cinco dias, fará os esclarecimentos relacionados ao pedido de impugnação e, em seguida, aguardará manifestação do órgão. 

Ao custo inicial de R$ 270 milhões, a EMTU tinha a previsão de iniciar os trabalhos até o fim deste ano. A empresa não informou se haverá alteração nos prazos de execução e entrega das obras. A expectativa é que elas durem 30 meses.

Quando o edital foi publicado, em junho, a empresa já previa alterações no calendário devido ao risco de empresas pedirem revisões.

VLT da Baixada Santista
Atualmente, o primeiro trecho do VLT, entre as estações Porto, em Santos, e Barreiros, em São Vicente, tem 11,5 km de extensão e transporta 23 mil passageiros por dia. Os trens começaram a funcionar em 31 de janeiro deste ano. Com a entrega da segunda etapa, a expectativa é que esse número salte para 70 mil usuários por dia. 

O trecho 2 começará numa ramificação da Rua Campos Melo, na Encruzilhada, e passará por vias como Dr. Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, ruas São Bento, Visconde do Embaré, Amador Bueno, da Constituição e Luiz de Camões, já no bairro do Valongo. Serão 8 km de extensão e 14 estações de embarque e desembarque.

Leia também:
Em Santos (SP), acidentes com ciclistas caem 55% em dez anos
VLT da Baixada: edital da nova etapa foi publicado
Licitação da 2ª fase do VLT de Santos (SP) é adiada para junho
Acessibilidade no VLT de Santos (SP) será melhorada, diz EMTU


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário