Táxi voador fez primeiro voo em Munique

Protótipo "Lilium Jet" com 36 motores elétricos foi testado no início de maio. Meta é iniciar voos comerciais em 2025

Notícias
 

Fonte: Wired  |  Autor: Wired  |  Postado em: 16 de maio de 2019

Protótipo do Lilium Jet

Protótipo do Lilium Jet

créditos: Lilium

A mais recente versão de um possível táxi voador já chegou aos céus. O primeiro voo aconteceu no dia 4 de maio em Munique, na Alemanha. O protótipo Lilium Jet, nome da startup que o concebeu, tem um sistema de decolagem e pouso vertical e é movido por uma série de motores elétricos.  São 36 ventiladores com dutos elétricos: dentro de cada um um pequeno rotor suga o ar pela frente e o lança para fora a velocidades mais altas, de forma semelhante às turbinas . 

 

Embora a Lilium diga que seu "carro voador" de cinco lugares pode voar a 186 km/h, seu primeiro voo foi modesto, como ocorre na maioria dos testes de aeronaves. Operado por controle remoto, ele decolou, pairou alguns metros acima do solo e aterrissou. Isso depois de vários meses de testes em solo.

 

 

Nas decolagens, as "turbinas" são dirigidas para baixo até que a aeronave atinja a altitude desejada. A partir daí, um mecanismo altera os motores para a posição horizontal, permitindo o voo com apenas 10% da energia de decolagem, segundo informações da Lilium.

 

O desafio, agora, é ampliar os testes e conseguir as certificações que permitirão o uso comercial do aparelho. Se tudo der certo, as operações devem ser iniciadas por volta de 2025, disse o CEO da Lilium, Daniel Wiegand.

 

A ideia pode ser interessante para substituir os pequenos aerotáxis movidos a gasolina e querosene. Mas, não parece ser uma boa ideia para a mobilidade urbana. Vocês já imaginaram os céus das cidades cheios de geringonças voadoras?


Professor Pardal (Gearloose) e seu auxiliar Lampadinha nos céus em desenho de Carl Barks
Reprodução Disney


Leia mais
no site da revista Wired (em inglês). 

Leia também:
China apresenta modelo de carro voador em Pequim
Carros voadores, a nova aposta da indústria
Nasa avança rumo à mobilidade urbana aérea do futuro
De helicópteros sob demanda a drones autônomos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário