Em BH, bloco Pena de Pavão de Krishna desfila com tuc tuc a pedal

Com trio elétrico impedido, grupo carnavalesco volta às origens e desfila de bicicleta. Improviso e colaboração de foliões foram essenciais

Notícias
 

Fonte: Hoje em Dia  |  Autor: Luciano Dias/Hoje em Dia  |  Postado em: 24 de fevereiro de 2020

Tuc tuc levou o som para o cortejo

Tuc tuc levou o som para o cortejo

créditos: Foto: Lucas Prates

Com o caminhão de som vetado pela Polícia Militar, o improviso e a colaboração dos foliões foram essenciais para que acontecesse o cortejo do bloco mineiro Pena de Pavão de Krishna. O tradicional café da manhã compartilhado recebeu os foliões na praça Guimarães Rosa, no bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte. A concentração começou às 8h deste domingo (23) com abraços fraternais e pinturas faciais ao som do mantra Hare Krishna.

 

Assim como no primeiro desfile, em 2013, o bloco foi puxado por um triciclo a pedal. “A gente teve um problema com a questão dos carros (de som), que não puderam sair. Resolvemos voltar às origens e colocar a bicicleta de novo. Está lindo e o pessoal está curtindo”, disse Andreza Coutinho, uma das organizadoras do Pena de Pavão de Krishna. A "Tuctuc elétrica", que levou o gerador para garantir o som, passou por vistoria do Corpo de Bombeiros e foi liberada em seguida. O veículo, muito comum na Índia, é uma alternativa que não precisa do CRLV, documento exigido pelo Detran-MG

 

O designer Eriko Vieira foi o colaborador responsável por pedalar o veículo, que transportava o gerador e as caixas de som. “Eu sou a força propulsora do Carnaval. Boa sorte para mim”, brincou. 

 

O bloco levou uma simbiose cultural ao público com uma sonoridade que mistura raízes indianas com o ritmo afro do ijexá. Neste ano, com os alarmantes índices de queimadas na Amazônia, o bloco inseriu ao seu repertório ritmos do Norte do país, como o Carimbó. 

 

“A gente sempre preza pela natureza, sempre foca no meio-ambiente, na importância das águas. Aqui (no Cidade Nova) tem um parque bonito, uma praça bonita e tem mais retas”, explicou Andreza.

 

Leia também:
Bloco da Bicicletinha anima o carnaval de BH (2017)
Dez propostas para acabar com as enchentes em Belo Horizonte
Plano de Mobilidade de Belo Horizonte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário