Metrô do Panamá reduz lotação a 40%

Sistema de inteligência artificial antevê e controla os picos de viagens para manter o distanciamento social entre passageiros

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Alstom/RailwayGazette  |  Autor: Da Redação/Mobilize  |  Postado em: 01 de julho de 2020

Controle operacional do metrô da Cidade do Panamá

Controle operacional do metrô da Cidade do Panamá

créditos: RailwayGazette

 

A companhia El Metro de Panamá está aplicando uma ferramenta de inteligência artificial para controlar a lotação no novo sistema de transporte da capital panamenha. Inaugurada em 2014, a primeira linha do metrô da Cidade do Panamá transporta diariamente 280 mil passageiros por 14 estações.


No ano passado a companhia havia adotado um sistema de conrole operacional (Mastria) criado pela francesa Alstom para analisar os fluxos de passageiros e evitar as saturações que ocorriam em determinadas estações, em horários de pico. Com a tecnologia, a saturação localizada podia ser prevista até 30 minutos antes que pudesse ser visivelmente observada, permitindo medidas corretivas que reduziram os tempos de espera nas estações. Segundo a Alstom, o sistema tem capacidade para "aprender com a operação".


Agora, para controlar a lotação dos trens e evitar a propagação da covid-19, a tecnologia está sendo usada para adaptar as ações operacionais e manter a carga do trem a 40% de sua capacidade máxima, conforme recomendado pelas autoridades de saúde do país. Para isso, novas funções foram desenvolvidas, como o monitoramento em tempo real da densidade e do fluxo de passageiros nas estações e trens. O sistema também permite a simulação de cenários - por exemplo, com o fechamento de entradas de algumas estações - e a antecipação e análise da distribuição de passageiros ao longo dos trens.



Governo do Panamá estabeleceu lotação máxima de 40% no transporte público Foto: El Metro de Panamá

 

Conforme texto da Alstom, o sistema agrega informações sobre a demanda de passageiros de sensores de peso do trem, máquinas de bilhetagem, sinalização de tráfego, sistemas de gestão, câmeras de vigilância e redes móveis, a fim de oferecer um retrato em tempo real dos fluxos de passageiros. Simultaneamente, processa os dados e fornece aos operadores as informações e as recomendações necessárias para garantir e antecipar níveis específicos de ocupação, em porcentagem de capacidade máxima, em todos os momentos.

 

 


Leia também:
Peso do trem indica o distanciamento social seguro na Inglaterra
Ônibus em Florianópolis têm mais viagens para garantir distanciamento
Novos trens do Metrô de Moscou terão sistemas de descontaminação
Califórnia (EUA) determina que caminhões abandonem diesel até 2045


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário