Apps ajudam a evitar o transporte lotado: ouça Boletim Mobilize #149

Em meio à pandemia, pessoas tendem a fugir dos trens e ônibus, o que agrava a crise no transporte público. Mas dois apps colaborativos auxiliam o passageiro a encontrar

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de novembro de 2020

Ônibus em Vitória (ES)

Ônibus em Vitória (ES): uso de máscara obrigatório

créditos: Carlos Alberto Silva/A Gazeta


Ouça o Boletim Mobilize:

 

Se preferir, lei o texto:

Olá. Na semana passada, o Senado aprovou o Projeto de Lei 3.364/2020, que prevê ajuda financeira de R$ 4 bilhões ao setor de transporte público durante a pandemia da Covid-19. O Mobilize vem acompanhando as discussões sobre este tema, e também noticiou quando o projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados, em agosto. A crise do setor de transportes se intensificou bastante com o isolamento social e, especialmente, porque muita gente está evitando andar de transporte coletivo por causa das aglomerações.


A ocupação dos veículos virou uma grande preocupação e, uma das respostas para este problema veio do Google Maps, que passou a avisar se os ônibus, o metrô e os trens estão lotados. Na nova função, que já está disponível tanto na versão desktop como em aplicativo, o próprio usuário informa como está a situação do transporte em que esteja circulando. É possível destacar se há bancos para sentar, como está a temperatura, se ha algum recurso de acessibilidade, se o veículo é dotado de câmeras de segurança e se há algum espaço reservado somente para mulheres.


Além do Google Maps, foi lançado recentemente o Sufoco, aplicativo que mostra, em tempo real, como está a aglomeração no transporte público. O app foi criado pelo grupo de pesquisa Rede Mobilidade Periferias, e tem como objetivo criar uma rede colaborativa de dados para ajudar a mapear e relatar problemas no transporte público. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize.

 

Leia também:

Google Maps irá avisar quando o ônibus estiver lotado
Tem aglomeração no transporte? App Sufoco mostra em tempo real
Transporte lotado é o "nó" para enfrentar a pandemia
Metrô e ônibus lotam no primeiro dia de relaxamento no Reino Unido

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário