Carros híbridos plug-in poluem mais do que anunciam

Esse o resultado dos testes feitos agora por entidade ambiental europeia que avaliou os graus de poluição emitida por três diferentes modelos de carros híbridos

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Fonte: Tecmundo/ Mobilize (edição)  |  Autor: Giovanna Fantinato  |  Postado em: 03 de março de 2021

Mitsubishi Outlander, a pior avaliação de impacto

Mitsubishi Outlander, a pior avaliação de impacto ambiental

créditos: Reprodução


O Green NCAP, entidade europeia que avalia o impacto ambiental de automóveis, realizou um teste com três carros híbridos de plug-in (PHEVs) para verificar seus graus poluentes. Os veículos testados foram: Kia Niro, Mitsubishi Outlander e Toyota Prius, e o resultado mostrou grande disparidade entre os modelos.

 

O pior resultado, em questão de impacto ambiental, foi o Mitsubishi Outlander, com apenas duas estrelas. O Kia Niro PHEV ficou no meio, com 3,5 estrelas. Já o carro hibrido da Toyota foi considerado o mais eficiente, com pontuação de quatro estrelas no total. O veículo alcançou 6 pontos em energia limpa, 8,3 em eficiência energética e 7 em redução dos gases de efeito estufa.

 

O presidente da Euro NCAP, Niels Jacobsen, explica que ainda serão necessários mais testes para garantir as informações necessárias aos clientes e garantir uma escolha mais assertiva na hora da compra.

 

Poluição

Em novembro do ano passado, a Transpost and Enviroment, ONG de pesquisa em mobilidade europeia, já havia divulgado um estudo sobre a poluição dos carros híbridos plug-in. Foram realizados testes nos três carros híbridos mais populares de 2020:  BMW X5 , o Volvo XC60 e o Mitsubishi Outlander. Os resultados mostraram que os veículos podem emitir até 89% mais gás carbônico do que as propagandas vendiam.

 

Teste realizado com os três carros híbridos mais populares de 2020. Fonte: Transpost&Enviroment

 


O que é um plug-in híbrido
Também conhecido como PHEV (veículo elétrico plug-in hybrid), é um carro que usa um motor a combustão convencional e um motor elétrico movido a bateria para fornecer energia às rodas. 

Com essa motorização, o condutor pode rodar alguns quilômetros apenas com o motor elétrico, ou optar pelo motor a gasolina ou álcool, ou ainda combinar as duas opções. Nesse último caso, o motor a combustão funciona em  sua condição de melhor  eficiência, em uma rotação contínua, para acionar um gerador de energia que alimenta as baterias, as quais acionam o motor elétrico. 

A capacidade de rodagem apenas com a energia das baterias depende da marca, em função da quantidade de células disponíveis em cada "pacote" de baterias. A maior parte dos veículos também dispõe de um sistema de regeneração, que aproveita as frenagens para gerar energia elétrica e alimentar as baterias. 

O adjetivo plug-in indica um tipo de carro que pode ter suas baterias carregadas tanto em tomadas comuns (120/240 Volts) como nas tomadas dos pontos de recarga específicos para veículos, com voltagens e capacidades de carga mais altas. (Texto: Mobilize Brasil)
 


Transparência revela motores e interior de um veículo híbrido: baterias e motor elétrico ficam na parte traseira

 

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