Médicos brasileiros lançam carta contra a poluição veicular

Entidades da Saúde pedem que governo mantenha cronograma para banimento dos veículos poluidores. Carta será lançada terça-feira (15)

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de dezembro de 2020

Avenida 23 de Maio, em São Paulo

Avenida 23 de Maio, em São Paulo: riscos à saúde pública

créditos: Cetesb


Entidades médicas brasileiras lançam, na próxima terça-feira (15/12), às 11h, uma carta pública em que pedem a manutenção do atual cronograma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). O documento será endereçado à Presidência da República, aos ministérios da Saúde e Meio Ambiente e ao Conselho Nacional do Meio Ambiente.


A carta é um manifesto dos médicos brasileiros na defesa da qualidade do ar e da vida e foi escrita após pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para adiar os prazos para que as montadoras passem a fabricar veículos menos poluentes. Os fabricantes de veículos representados pela Anfavea querem adiar por dois a três anos os investimentos para atender às novas fases da legislação brasileira de redução de emissões de poluentes veiculares, o Proconve L7 (para veículos leves) e P8 (pesados), ambos previstos para entrar em vigor a partir de 2022. Mas em setembro passado, o Ministério Público Federal já havia se manifestado contariamente ao adiamento, em função dos prejuízos à saude que essa flexibilização traria à população brasileira.


Com a participação do Ministério Público Federal, os médicos irão debater os impactos à saúde caso as normas sejam flexibilizadas. O movimento da classe médica é contra o inimigo invisível, a poluição veicular, que causa 2.500 mortes prematuras por ano, e agrava para várias doenças respiratórias, inclusive a própria Covid-19.

 

Serviço:
Webinar Poluição Veicular e os Impactos à Saúde - Lançamento de Carta Pública
Terça-feira (15),  11h
Participe pelo link: https://youtu.be/m19L-50J8cY

 

Leia também:
Montadoras tentam adiar produção de veículos menos poluentes
Brasileiro quer mobilidade limpa, mostra pesquisa
Famílias processam governo de SP por estímulo a veículos poluidores
"Novo normal" poderia ter menos carros e ar mais limpo
Acordo prevê mais ônibus elétricos para SP
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário