"Novo normal" poderia ter menos carros e ar mais limpo

ONGs lançaram manifesto pedindo que a retomada no pós-Covid 19 seja feita com veículos não-poluentes e mais mobilidade ativa. Ouça o Boletim Mobilize #125

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de junho de 2020

Antes e depois da quarentena: ar mais limpo é visí

Antes e depois da quarentena: ar mais limpo é visível

créditos: Foto: Ignacio Aranovich/Lost.art.br


No final de março, o fotógrafo Ignacio Aronovich, do Lost Art, clicou o horizonte visto de seu apartamento, em São Paulo, duas semanas após o início do isolamento social na cidade. O ar, como se vê nas duas imagens, ficou muito mais limpo com menos carros circulando pelas ruas da cidade.


Na semana passada, durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, um grupo de organizações brasileiras publicou o manifesto Queremos Respirar de Novo Agorapedindo que a retomada pós-Covid 19 leve em consideração esse ensinamento que a quarentena trouxe aos paulistanos e às pessoas que vivem em todas as grandes cidades. Ricky Ribeiro comenta o assunto no Boletim Mobilize. 


Ouça o Boletim Mobilize, Edição #125


 

Se preferir, leia o texto:

Olá. A queda forçada na circulação de pessoas provocada pela pandemia de coronavírus resultou em cidades menos ruidosas e com ar mais limpo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 7 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo por causas atribuídas à poluição atmosférica. E um estudo da Universidade Harvard mostrou que a letalidade da Covid-19 é 8% maior em regiões com grande concentração de poluentes.


A melhora na qualidade do ar despertou o desejo de pessoas e organizações em manter esse benefício ambiental, mesmo ao final da quarentena. Para isso, na última sexta-feira, que foi o dia mundial do meio ambiente, 24 organizações brasileiras lançaram o manifesto "Queremos Respirar de Novo Agora'", pedindo ao poder público que a retomada econômica inclua condicionantes ambientais, principalmente nos pacotes de ajuda ao setor privado. Das seis medidas sugeridas no manifesto, três estão diretamente relacionadas à mobilidade urbana: veículos mais limpos; incentivo a mobilidade ativa; e frota de ônibus não-poluente e de qualidade.


Afinal, mais de 90% da poluição atmosférica nas grandes cidades brasileiras são gerados pelo tráfego motorizado. Temos, diante dessa crise mundial de saúde, a oportunidade de construir um futuro próximo mais harmônico e sustentável. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize.


Leia o manifesto
 (clique) Queremos Respirar de Novo Agora


Leia também:
Imagens de satélite confirmam: poluição do ar diminuiu em capitais
"A bicicleta pode mudar as cidades", diz Ana Carboni, da UCB
Bicicleta e máscara: o jeito mais seguro de se locomover
Itália oferecerá 500 euros para pessoas comprarem bicicletas
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário