Boletim Mobilize #119: Lições de Milão

Ao final da quarentena, e para manter o ar menos poluído, a capital da Lombardia abre espaço para pedestres e ciclistas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de abril de 2020

Imagens de intervenção na Corso Buenos Aires, em M

Imagens de intervenção na Corso Buenos Aires, em Milão

créditos: The Guardian

No combate à pandemia Covid 19, cidades em todas as partes do mundo estão abrindo mais espaço para que pedestres e ciclistas possam deslocar-se de forma saudável, sem a necessidade de usar carros ou mesmo o transporte público. Há exemplos na América do Norte, na Ásia, na Austrália e também aqui na América do Sul, além da Europa, que está saindo do pico de doenças e mortes provocadas pelo coronavírus.


Nesta edição do Boletim Mobilize, Ricky Ribeiro cita o caso de Milão, na Itália, que começa a relaxar a quarentena com a clara percepção de que é necessário reduzir a motorização e os poluentes daí derivados. Por isso, lá, a prefeitura adotou um audacioso programa para controlar a circulação dos automóveis e promover a mobilidade ativa, com mais espaço para caminhar e novas ciclofaixas.

 


Se preferir, leia o texto:


Olá. O mundo será diferente quando acabar a pandemia de coronavírus. É o que afirmam especialistas de diferentes áreas. Na mobilidade urbana, algumas dessas mudanças podem ser muito positivas para a saúde das pessoas e do planeta. Um bom exemplo é a cidade de Milão, na Itália.


Na semana passada, a prefeitura anunciou um plano para reduzir uso do carro após a quarentena. O plano, chamado "Ruas Abertas", começa a ser implantado em maio num bairro histórico, e inclui ciclovias, calçadas ampliadas, e prioridade para pedestres e ciclistas. Vale lembrar que Milão é uma das cidades mais poluídas da Europa, e é a capital da Lombardia, localidade mais afetada pelo surto da covid-19 na Itália.


Durante o período de isolamento social, a região apresentou queda no trânsito de veículos e nos congestionamentos (de 30 a 75%), o que trouxe uma redução significativa dos poluentes. Mas agora, com o retorno ao trabalho,  as autoridades temem que possa haver um retrocesso, pelo uso exagerado do carro. Por isso, o ambicioso plano será colocado em marcha. Que outras cidades sigam o exemplo de Milão. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize. Saiba mais em www.mobilize.org.br

 

Leia também:
Milão anuncia plano para reduzir uso do carro após a quarentena
"Transporte público e a Covid-19. O que pode ser feito?"
Transportes já param por falta de apoio, adverte NTU
Brasília, 60 anos. Uma capital com menos carros é possível?
Imagens de satélite confirmam: poluição do ar diminuiu em capitais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário