Crise no transporte em debate nesta terça (4)

UITP e Fetranspor analisam o cenário do transporte coletivo no mundo e no Brasil e debatem os desafios da recuperação do setor

Notícias
 

Fonte: Fetranspor  |  Autor: Vania Santos/Fetranspor  |  Postado em: 03 de maio de 2021

UITP e Fetranspor debatem soluções para o transpor

UITP e Fetranspor debatem soluções para o transporte público

créditos: Divulgação

A pandemia e o isolamento social representaram uma onda adicional de choque ao processo, já em curso, de descentralização urbana em várias metrópoles brasileiras e internacionais. Como consequência, houve maior redução do número de linhas e pressão sobre as receitas, ao mesmo tempo em que investimentos estão sendo efetuados para a transição de motores de combustíveis alternativos.
 
O cenário adverso e incerto, que exige a adoção de medidas para preservar a mobilidade urbana e evitar o impacto social do progressivo colapso em andamento, será tema do Foro Inteligência Risco do colapso do transporte urbano no mundo e no Brasil, nesta terça-feira, 4 de maio, às 19h.

Os palestrantes do encontro são o executivo Armando Guerra, que já dirigiu várias empresas de grande porte e, recentemente, assumiu a Fetranspor com a missão de profissionalizar a gestão da entidade, e Richele Cabral, engenheira e vice-presidente para a América Latina da UITP (Associação Internacional de Transporte Público). Entre os temas do debate está o contexto do setor de transporte coletivo no Brasil, pressionado pela drástica redução no número de passageiros pagantes e pela elevação dos custos essenciais de manutenção do serviço, que chegou ao limite da sua capacidade, comprometendo o pleno atendimento da população.


Na Europa e nos Estados Unidos, o segmento tem subsídios que variam de 20% do custo operacional, como em Paris; 46% em Amsterdam; 74% em Praga; e 56% em Madri. Uma das métricas consideradas para os diversos programas de apoio leva em consideração o total gasto pelo trabalhador de renda média. No Brasil, a cidade de São Paulo subvenciona o segmento com bem menos, apenas 20% dos custos operacionais; Brasília e Curitiba em menor escala.


No Congresso Nacional, o projeto de lei complementar 310/2009 de desoneração do setor está na Câmara dos Deputados, após ter sido debatido no Senado. O novo padrão de mobilidade depois da pandemia, a descentralização urbana, o quantitativo de trabalhadores que permanecerão em home office, a pressão pela redução da poluição dos equipamentos de transporte público e pela mudança de combustíveis, além do processo de substituição da frota por unidades elétricas, formam um desafio de grande proporção, que certamente só terá chance de sucesso com a presença do Estado em seus diversos níveis.

O Foro poderá ser acompanhado ao vivo pelo Facebook e pelo Zoom, e posteriormente, no canal da Insight Inteligência no YouTube. As melhores palestras do Foro poderão ser lidas na revista Insight Inteligência.

 
Serviço:
Foro Inteligência
Risco do colapso do transporte urbano no mundo e no Brasil
Palestrantes: Armando Guerra e Richele Cabral
http://www.facebook.com/RevistaInsightInteligencia
Data e horário: 4 de maio, às 19h
Inscrições gratuitasbit.ly/foro04-05
 
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário