Justiça de SP restabelece gratuidade a maiores de 60 anos no transporte

Mas decisão que anula decreto do governo paulista nos trens e metrô de São Paulo só será válida após todos os recursos do processo se esgotarem

Notícias
 

Fonte: Veja SP  |  Autor: Veja SP  |  Postado em: 12 de maio de 2021

Por ora, nenhum efeito prático, já que cabe recurs

Por ora, nenhum efeito prático, já que cabe recurso...

créditos: Bruno Soares/ Flickr/Creative Commons

A Justiça de São Paulo voltou a determinar o restabelecimento da gratuidade para idosos de 60 a 65 anos no metrô, trens da CPTM e ônibus intermunicipais da Grande São Paulo.

 

O juiz Luis Manuel Fonseca Pires. da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, suspendeu o decreto do governador João Doria (PSDB): o efeito prático, nor entanto, não existe por enquanto, já que a decisão só será válida depois que todos os recursos se esgotarem.

 

O despacho foi dado no último dia 7, quando Pires analisou o mérito de ação ajuizada pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas. 

 

Em janeiro, o juiz deferiu liminar no âmbito de tal processo, também no sentido de restabelecer o benefício. No entanto, a decisão acabou sendo derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.

 

Fim da gratuidade entre 60 e 64 anos

Até que o governo de São Paulo alterasse por decreto, no final do ano passado, a regra no transporte público, a gratuidade era válida a partir dos 60 anos de idade. A medida foi acompanhada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), que também alterou a regra no transporte municipal.

 

No começo do ano uma liminar suspendeu o decreto, mas no dia 12 de janeiro o presidente do Tribunal de Justiça suspendeu a liminar. Agora, o juiz Luis Manuel considerou que a “paralisação da gratuidade”, determinada pela “insustentabilidade do benefício, afetando o equilíbrio econômico-financeiro do estado de São Paulo” é “motivo insuficiente para violar a legalidade”.

 

Leia também:
Quem tem direito à gratuidade no transporte público? Como obter o benefício
Vereadores discutem volta da gratuidade a partir de 60 anos em São Paulo
Audiência pública vai discutir fim da gratuidade para idosos em SP
Gratuidades e financiamento do transporte público: ouça o Expresso
Idosos não devem pagar a conta da crise no transporte
MP entra com ação contra Prefeitura de SP para impedir fim da gratuidade a idosos



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário