Alumínio, fibra de carbono, bambu? Não, Linhaça!

A bicicleta dobrável mais leve do mundo pesa 6,9 kg e é feita com um composto a base de fibras de linhaça. Mas é muito cara!

Notícias
Fotos
 

Fonte: Aliança Bike/Cyclist  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de maio de 2021

Uma bike de linhaça: dobrável e com apenas 6.9 kg

Uma bike de linhaça: dobrável e com apenas 6.9 kg

créditos: HummingBird/Divulgação

A dica veio da Aliança Bike: a marca inglesa Hummingbird optou pela fibra de linhaça para o quadro de seu novo modelo, uma colaboração com engenheiros da ProDrive, empresa que desenvolve desde carros de corrida até projetos aeroespaciais.


Forte o suficiente para ser usada em um carro capaz de andar a mais de 300 km/h, a fibra de linhaça foi considerada uma opção para a produção do quadro de uma bicicleta. Depois de alguns testes realizados pelos especialistas em engenharia da ProDrive, o material foi adaptado aos moldes da Hummingbird.


Famosa entre entusiastas da alimentação saudável, a linhaça vem sendo testada em diversas aplicações onde normalmente se usa a fibra de carbono. Trata-se de um material sustentável cujos resíduos continuam sendo biodegradáveis mesmo durante a produção. E segundo a fabricante, outra grande vantagem da fibra de linhaça em relação ao carbono é que ela não se estilhaça em um acidente.


As novas bicicletas são montadas com as mesmas rodas personalizadas de fibra de carbono de três raios, características da marca, uma correia dentada sem a necessidade de lubrificação, e um selim Brooks Cambium, com trilhos de titânio. 

 

Foto: HummingBird/Divulgação


O lançamento, segundo a fabricante, deve acontecer agora no verão europeu e os preços ainda não foram divulgados. Mas, apenas para referência, as atuais bicicletas Hummingbird feitas com fibra de carbono têm preços variando entre £ 3.495 (R$ 23 mil) pelo modelo mais simples, até £ 4.495 (R$ 33,6 mil) pelo modelo com assistência elétrica.


Quer saber mais
sobre as bicicletas dobráveis mais leves do mundo? Contate o Bicicleta-News da Aliança Bike.

 

Veja mais fotos:


Leia também:
Concurso Mobilize de Ilustrações: Inscreva-se até 31 de julho

Ônibus híbrido (elétrico/etanol) da Itaipu entra em fase final de testes
Mobilize inicia campanha financeira. Participe!
Prefeitos pedem auxílio emergencial e mudanças no transporte público
Uma cargueira elétrica, fabricada no Brasil

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário