Mobilidade ativa em Rondônia é tema de debate nesta quarta (21)

Especialistas participam de evento on-line sobre mobilidade a pé e cicloviária, promovido pela defensoria pública estadual e conselho da cidade de Porto Velho

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de julho de 2021

Defensoria de RO promove debate sobre mobilidade n

Defensoria de RO promove debate sobre mobilidade na 4a feira

Nesta quarta-feira (21), das 19h às 21h (horário de Porto Velho), acontece o Ciclo de Debate sobre Mobilidade Ativa e Segurança Viária, evento promovido pela ouvidoria-geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia e pelo conselho da cidade de Porto Velho (Concidade). A transmissão será ao vivo através do canal da instituição no Youtube.

 

Ao promover o debate sobre mobilidade a pé e mobilidade cicloviária, o objetivo dos organizadores do evento é contribuir para a inclusão dos modos de mobilidade ativa na construção do Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho e demais municípios de Rondônia.

 

A participação no debate é aberta à população em geral, organizações da sociedade civil e instituições públicas dos três poderes.

 

Segundo a ouvidora-geral Valdirene de Oliveira, que fará a moderação do debate, a proposta é "apresentar outra perspectiva de pensar o aspecto da mobilidade para as cidades. Na pirâmide de prioridade da mobilidade está o pedestre, o ciclista. Na prática, porém, isso não acontece e o que nós vemos é uma infraestrutura priorizada para veículos", disse. 

 

Valdirene prossegue: "Basta andar pelos municípios para vermos claramente que as condições infraestruturais do trânsito e mobilidade não são pensadas para esse público: não há calçadas padronizadas, faixas de pedestre, ciclovias estruturadas... O que queremos é fortalecer essas iniciativas de mobilidade ativa para assegurar qualidade de vida a população e tornar as cidades mais inclusivas e cidadãs", explicou.

 

Participantes

O evento contará com os seguintes debatedores: a arquiteta e urbanista Meli Malatesta; a diretora do Departamento de Transporte da Sentram, Rosana Maria Matos Silva; e o coordenador do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, do Detran-RO, Iremar Torres Lima.

 

Os moderadores são: Valdirene de Oliveira, ouvidora-geral da DPE-RO, e Rossilena Marcolino, integrante da Associação de Pessoas com Deficiência de Porto Velho, do Conselho Municipal da Cidade de Porto Velho e do Concidade.

 

Leia também:
Pesquisa em Porto Velho (RO) quer identificar as demandas dos ciclistas
Porto Velho "zera" tarifa para contornar crise no transporte
Você defende a mobilidade a pé?
A baixa mobilidade na grande cidade
Redesenhar as cidades, a partir das calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário