Ponta Grossa (PR) cria comitê pelo direito à mobilidade

Evento de lançamento acontece nesta quinta-feira, 2 de setembro. Objetivo é preparar a cidade para a renovação das concessões do transporte público

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de agosto de 2021

Post do evento

Post do evento: dia 2, quinta-feira

créditos: Reprodução


Nesta quinta feira (2) às 19 horas, acontece o lançamento do Comitê em Defesa do Direito à Mobilidade de Ponta Grossa, uma iniciativa de ativistas e vereadores da cidade paranaense. A criação do comitê foi decidida após uma série de discussões realizadas sobre a crise no transporte público da cidade de Ponta Grossa, inclusive com a participção do Mobilize Brasil.

 

O objetivo é preparar o município para a revisão das concessões de transporte na cidade, processo que deve ocorrer em 2023, como explica o manifesto divulgado pelos organizadores: 

 

"Comitê em Defesa do Direito à Mobilidade de Ponta Grossa


Transporte é Direito, não Mercadoria


A questão do transporte em Ponta Grossa deverá se situar no centro de debate político, social e acadêmico quando se aproxima o término do atual contrato do serviço de transporte coletivo urbano, previsto para meados de 2023.


As recentes mobilizações dos motoristas e cobradores diante da inadimplência dos seus salários pela atual concessionária reflete de forma mais aguda a total falência do atual sistema de transporte e coloca em evidência a necessidade de toda a sociedade buscar alternativas que viabilizem este serviço fundamental. A falência do sistema atual tem por escopo uma concepção privatista que enxerga no transporte coletivo uma fonte de acumulação de capital e não como um direito fundamental do cidadão. O atual sistema se baseia na lógica da privatização e sucateamento dos serviços essenciais pregadas pela ideologia neoliberal.


Mesmo com a falência do sistema os grupos econômicos e políticos hegemônicos não apontam por mudanças substanciais na questão da mobilidade urbana em Ponta Grossa. Pelo contrário, a total inércia destes setores diante do verdadeiro caos vivido pelo transporte urbano durante este período pandêmico, indica claramente que o caminho é a tradicional composição entre os grupos políticos que estão no poder e os empresários do setor de transporte, em benefícios de escusos interesses econômicos e contra qualquer perspectiva de se efetivar os direitos da população.


A tática que se desenha é postergar o necessário debate da questão do transporte até que não reste a alternativa de manter as regras atuais, que beneficiam as grandes empresas do setor de transportes e a classe política dominante.


Neste cenário, se faz necessária a mobilização dos setores populares, especialmente dos trabalhadores e estudantes, que são efetivamente os usuários do transporte coletivo em Ponta Grossa, incorporando também a discussão acerca de outros modais, como o cicloviário e do transporte individual por aplicativo, além da garantia dos direitos de mobilidade dos pedestres. Enfim, a solução da questão do transporte coletivo passa pela centralidade do direito a mobilidade urbana como um todo, sendo que a integração de todos os modais de transporte e circulação é requisito necessários para buscar uma sistema de transporte socialmente mais justo e eficiente.


É neste sentido que entidades do movimento social organizado de Ponta Grossa, somada a participação de ativistas e estudiosos do tema da mobilidade criam o COMITÊ EM DEFESA DO DIREITO À MOBILIDADE em Ponta Grossa. Sob a consigna que o “transporte é um direito e não uma mercadoria” o comitê pretende apresentar um contraponto ao atual sistema de mobilidade urbana que busque a efetivação desse direito social a toda a população.


Para tanto, serão definidas campanhas que busquem mobilizar a população em torno das suas reivindicações imediatas, além da constituição de grupos de estudos, responsáveis pela formulação de um projeto de transporte coletivo de mobilidade urbana eficiente e ao mesmo tempo socialmente democrático, contrapondo as articulações dos grupos econômicos e políticos que buscam perpetuar a mercantilização deste serviço essencial a toda a população."


Como participar:
O evento de lançamento acontece no dia 2 de setembro, a partir das 19 horas e será transmitido pelo facebookno no link https://www.facebook.com/coletivodopsolpg/


Leia também:
Para investigar o transporte público, 14 CPIs já foram criadas no país
Um caminho possível e sustentável para o transporte público
Você conhece alguma cidade com Tarifa Zero?
Maricá (RJ): tarifa zero nos ônibus e nas bikes compartilhadas
"Tarifa Zero" pode salvar o transporte coletivo?
As pessoas estão fugindo dos ônibus. Ouça o Expresso #52
"Não vai ter ponte ou viaduto que dê conta de tanto carro nas ruas"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário