Maricá (RJ): tarifa zero nos ônibus e nas bikes compartilhadas

Programas de gratuidade são ampliados na cidade fluminense com inauguração de duas novas linhas de ônibus tarifa zero e mais cinco estações das bicicletas "vermelhinhas"

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Maricá  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de março de 2021

Serviço gratuito de bike compartilhada inaugurado

Serviço gratuito de bike compartilhada inaugurado em Maricá

créditos: Marcos Fabrício/ PMM

A cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, inaugurou nesta segunda-feira (9) cinco locais para retirada de bicicletas compartilhadas, as "vermelhinhas", de uso totalmente gratuito. 

 

Antes disso, e também apostando na gratuidade, o município iniciou a operação na sexta-feira (5) de mais duas linhas de ônibus do Programa Tarifa Zero, com isso levando o serviço gratuito para toda a cidade. Os novos ônibus "vermelhinhos", como também são chamados, ligam o Centro aos distritos de Inoã e Itaipuaçu.


No total, a cidade agora é atendida por 25 linhas de ônibus tarifa zero, programa iniciado no início de 2015.

 

Tarifa zero: programa iniciado há cinco anos ganha agora mais duas linhas de ônibus em Maricá-RJ. Foto: Marcos Fabrício/ PMM

 

Bicicletas 

As cinco novas estações de bikes vermelhinhas foram instaladas na região central da cidade, e podem ser usadas de segunda à sexta-feira pelo período de uma hora. Já nos fins de semana e feriados, o tempo máximo de utilização é de duas horas. Após o uso, o ciclista deve devolver a bicicleta em uma estação e só será possível fazer novo empréstimo após 15 minutos.

 

“A gente colocou algumas regras. Se a pessoa não devolver em uma hora ela tem o cadastro bloqueado e precisa justificar o atraso na entrega. Aí o cadastro será liberado de novo”, orienta Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transportes de Maricá (EPT).

 

Cinco novas estações de bicicletas compartilhadas em Maricá. Foto: Marcos Fabrício/PMM

 

As bikes podem ser usadas mediante um cadastro feito pelo celular, baixando o aplicativo da EPT Vermelhinhas. A previsão do órgão é que até o fim do mês a cidade tenha 200 vermelhinhas à disposição dos moradores, o que soma 20 estações, com 10 bicicletas cada. 

 

As estações inauguradas nesta semana localizam-se na Praça de Itapeba, no Centro de Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, na Rodoviária do Povo e próximo à Prefeitura, no Centro. Entre os dias 15 e 31 de março, a EPT prevê inaugurar outros pontos de retirada das bikes, sempre próximos às ciclofaixas da cidade.

 

“Vamos aos poucos chegar a todo o município, e além disso também já estamos providenciando bicicletas infantis e para pessoas com deficiência, tudo para levar essa nova opção de mobilidade ao maior número de moradores possível”, disse Haddad.

 

Leia também:
Bicicletas compartilhadas, agora em Maricá (RJ)
Maricá, a cidade do passe livre
Tarifa Zero completa 30 anos com lançamento de livro
Prefeito de Los Angeles (EUA) propõe tarifa zero para o transporte público
Centro vivo, bicicletas, saúde: ideias para um Rio aos 456 anos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário