Bicicletas compartilhadas, agora em Maricá (RJ)

Prefeitura vai financiar sistema com recursos de royalties da extração de petróleo na região. Operação será feita pela Serttel

Notícias
 

Fonte: Jornal Bicicleta  |  Autor: Rogério Viduedo/Jornal Bicicleta  |  Postado em: 19 de fevereiro de 2021

Estação 00 de bicicletas em Maricá

Estação 00: operação prometida para março próximo

créditos: Marcos Fabrício/Prefeitura de Maric

A melhor notícia desta semana vem de Maricá, litoral norte do Rio de Janeiro, onde a prefeitura pegou uma parte dos royalties do Petróleo para financiar um sistema de bicicletas compartilhadas para uso gratuito.


Ele começa a funcionar em 5 de março, mas poderia ser antes, pois faltam peças de bicicletas no mercado. O contrato foi fechado com a pernambucana Serttel por R$ 1,42 milhão e duração de 12 meses. Inicialmente são cinco estações e 20 bicicletas e a meta é ter 20 estações e 200 bikes ainda neste ano.


Maricá tem investido na bicicleta desde o começo do primeiro mandato do prefeito Fabiano Horta (PT). Em 2015, a prefeitura criou o projeto Pedala Maricá para estimular passeios noturnos com apoio de carros. O pedal chegou a contar com a presença de 200 ciclistas em 2019.

Em seguida, destinou o dinheiro de Termos de Ajustamento de Conduta (espécie de multa ambiental) para colocar 10 bicicletas compartilhadas em uma estação de conservação da cidade. E construiu 38,2 km de ciclovias, boa parte margeando a lagoa que domina a cidade.


Leia também:
Portugal e Turquia, novas forças na produção de bicicletas
Empresa cria pneu de bike com zíper que permite troca em 1 minuto
Ciclovias temporárias de Paris ganham mais ciclistas mulheres
E-Bike prolonga carreira de entregador de 80 anos na Inglaterra
Maricá, a cidade do passe livre


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário