Em Berlim, moradores querem mais áreas livres de carros

Projeto de lei prevê uma área de 82 km2 dentro do anel viário da cidade. Iniciativa popular depende agora de aprovação pela Câmara de Representantes

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Fonte: Volksentscheid Berlin Autofrei  |  Autor: Tradução Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de setembro de 2025

Ilustração interativa: uma rua antes e depois dos

Ilustração interativa: uma rua antes e depois dos carros

créditos: Reprodução Volksentscheid Berlin Autofrei

E se uma das capitais mais movimentadas da Europa decidisse afastar os carros e devolver suas ruas às pessoas? Esta é a questão por trás do VBA - Volksentscheid Berlin Autofrei (Decisão do Povo por uma Berlim sem Carros), iniciativa liderada por cidadãos que querem transformar o centro da cidade na maior zona livre de carros do mundo.


Em abril de 2021, o VBA começou a coletar assinaturas dos moradores de Berlim, reunindo mais de 50 mil apoios, bem mais do que os 20 mil necessários, com o objetivo de encaminhar a petição ao governo local. Um referendo foi solicitado e um projeto de lei foi apresentado para reduzir o tráfego motorizado em Berlim.


A jornada não foi fácil: o Senado tentou bloquear o projeto de lei, mas em junho de 2025 o Tribunal Constitucional de Berlim o considerou legal e em conformidade com o bem-estar público e a proteção climática. Foram oito votos a favor e apenas um contrário.


Agora, em seguida, a Câmara dos Representantes deve debater a proposta. Se rejeitar, os cidadãos ainda podem pressionar por um referendo em 2026, desde que reúnam 175 mil assinaturas.


Veja como o plano funcionará:


+ Intervenção em uma área de 88 km² dentro do anel S-Bahn de Berlim;


+ Acesso de veículos somente para serviços de emergência, caminhões de lixo, táxis, veículos de entrega e de moradores com mobilidade reduzida;


+ Uso privado ocasional permitido: os berlinenses poderão solicitar uma autorização rápida para necessidades especiais, como mudanças de casa ou viagens de longa distância;



+ Carsharing incentivado: carros compartilhados permitidos até 12 vezes por ano por pessoa;



+ Expansão do transporte público: a lei pressionaria por melhores conexões entre os subúrbios e a zona livre de carros;



+ Baixo custo, grandes economias: as intervenções teriam um custo aproximado de € 5 milhões por ano, mas permitiriam a economia de € 425 milhões/ano com a redução de acidentes, emissões e congestionamentos. 

 


O que se espera:

+ Ar mais limpo e ruas mais silenciosas;

+ Ruas mais seguras para pedestres e ciclistas;

+ Mais espaço para a vida comunitária, não para estacionamentos;

+ Uma cidade projetada para pessoas, não para engarrafamentos.

 

Utopia Visual da Skalitzer Strasse por Jan Kamensky

 


 Para saber mais acesse o site https://volksentscheid-berlin-autofrei.de/



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