E se uma das capitais mais movimentadas da Europa decidisse afastar os carros e devolver suas ruas às pessoas? Esta é a questão por trás do VBA - Volksentscheid Berlin Autofrei (Decisão do Povo por uma Berlim sem Carros), iniciativa liderada por cidadãos que querem transformar o centro da cidade na maior zona livre de carros do mundo.
Em abril de 2021, o VBA começou a coletar assinaturas dos moradores de Berlim, reunindo mais de 50 mil apoios, bem mais do que os 20 mil necessários, com o objetivo de encaminhar a petição ao governo local. Um referendo foi solicitado e um projeto de lei foi apresentado para reduzir o tráfego motorizado em Berlim.
A jornada não foi fácil: o Senado tentou bloquear o projeto de lei, mas em junho de 2025 o Tribunal Constitucional de Berlim o considerou legal e em conformidade com o bem-estar público e a proteção climática. Foram oito votos a favor e apenas um contrário.
Agora, em seguida, a Câmara dos Representantes deve debater a proposta. Se rejeitar, os cidadãos ainda podem pressionar por um referendo em 2026, desde que reúnam 175 mil assinaturas.
Veja como o plano funcionará:
+ Intervenção em uma área de 88 km² dentro do anel S-Bahn de Berlim;
+ Acesso de veículos somente para serviços de emergência, caminhões de lixo, táxis, veículos de entrega e de moradores com mobilidade reduzida;
+ Uso privado ocasional permitido: os berlinenses poderão solicitar uma autorização rápida para necessidades especiais, como mudanças de casa ou viagens de longa distância;
+ Carsharing incentivado: carros compartilhados permitidos até 12 vezes por ano por pessoa;
+ Expansão do transporte público: a lei pressionaria por melhores conexões entre os subúrbios e a zona livre de carros;
+ Baixo custo, grandes economias: as intervenções teriam um custo aproximado de € 5 milhões por ano, mas permitiriam a economia de € 425 milhões/ano com a redução de acidentes, emissões e congestionamentos.
O que se espera:
+ Ar mais limpo e ruas mais silenciosas;
+ Ruas mais seguras para pedestres e ciclistas;
+ Mais espaço para a vida comunitária, não para estacionamentos;
+ Uma cidade projetada para pessoas, não para engarrafamentos.
Utopia Visual da Skalitzer Strasse por Jan Kamensky
Para saber mais acesse o site https://volksentscheid-berlin-autofrei.de/
Leia também:
Alemanha pode criar maior área urbana livre de carros do mundo
A ilusão da bicicleta em Berlim
Curitiba pode instituir o "Dia Municipal Sem Carro"
Cidade na Espanha está há 24 anos "sem carros". E tem muito a ensinar.
Apoie o Mobilize Brasil
