Entidades que atuam em defesa da mobilidade urbana e do urbanismo sustentável lançaram nesta segunda-feira (3), no Distrito Federal, um manifesto em favor da mobilidade ativa, do transporte público gratuito e do estacionamento rotativo e pago (zona azul).
Para ler o Manifesto, clique aqui.
A iniciativa foi proposta por 12 organizações* da Capital Federal e entorno que desejam contribuir para a redução dos automóveis nas ruas e se posicionar contra a "privatização" dos espaços públicos nas cidades, destinando essas áreas para o uso público e coletivo. Além disso, argumentam os signatários, as soluções propostas vão permitir a redução de gases de efeito estufa, deflagradoras das mudanças no clima. As medidas apontadas também permitiriam a arrecadação de recursos para a implementação de políticas de incentivo à mobilidade ativa e ao transporte público.
Por fim, o manifesto defende que, com essas proposições, a sociedade brasileira poderá sonhar com a tão desejada cidade para as pessoas, um lugar mais saudável, sustentável e justo.
*Assinam o documento as seguintes entidades: Andar a Pé, Brasília para Pessoas (de Uirá Lourenço, blogueiro do Mobilize), Fórum de Defesa das Águas do DF, Fórum das Ongs Ambientalistas do DF e Entorno, Instituto dos Arquitetos do Brasil - DF, Instituto MDT, Mopocem, Panã - Arquitetura Social, Preserva Serrinha do Paranoá, Recita - Taguatinga, Rede Urbanidade e Rodas da Paz.
Leia também:
Mobilidade Ativa no PAC de volta à pauta, 10 anos depois
Iluminação pública pode se tornar direito de pedestres no DF
Prêmio Cidade Caminhável 2025 anuncia projetos vencedores
Projeto de incentivo à mobilidade urbana sustentável tramita na Câmara
Apoie o Mobilize Brasil