Audiência pública debate a Tarifa Zero nas cidades de MG

Nesta sexta (30), às 10h, a Comissão de Transporte da ALMG reúne prefeitos para discutir as experiências dos municípios mineiros com a gratuidade no transporte público

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ ALMG  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 29 de junho de 2023

Ônibus grátis em Caeté, na Grande BH, desde 2021

Ônibus grátis em Caeté, na Grande BH, desde 2021

créditos: Divulgação/ Prefeitura de Caeté

A implantação da gratuidade no transporte público em cidades mineiras é assunto de uma audiência pública convocada pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para esta sexta-feira (30), às 10 horas. 

 

A reunião sobre Tarifa Zero será no auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, com transmissão ao vivo e possibilidade de participação nos debates. Para acompanhar, clique aqui na hora marcada para a reunião.

 

Para o deputado Christiano Xavier (PSD), que solicitou a reunião, a intenção é promover o debate e a troca de experiências entre representantes de municípios mineiros que já implantaram a isenção do pagamento de tarifas em coletivos municipais.

 

Segundo o deputado, os municípios mineiros que já contam com a Tarifa Zero são: Abaeté, Itatiaiuçu, Mariana e Ouro Branco, na Região Central; Caeté, Ibirité e São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Campo Belo, Cláudio e Lagoa da Prata, no Centro-Oeste mineiro; São Lourenço, Muzambinho e Santana do Deserto, no Sul de Minas; e Monte Carmelo, no Alto Paranaíba. E ainda, a partir do próximo dia 10 de julho, passará a ter gratuidade nos ônibus municipais a cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.  

 

Tarifa Zero foi instituída em janeiro de 2023 em Ibirité, RM de Belo Horizonte. Foto: Divulgação/ Prefeitura  

 

“Essa medida [a gratuidade] visa não apenas facilitar o deslocamento diário das pessoas, mas também promover a inclusão social e a geração de empregos”, afirmou Xavier. Além disso, defendeu o parlamentar, os investimentos das empresas tendem a aumentar com a maior mobilidade dos trabalhadores.  

 

Além dos vereadores, confirmaram presença na audiência pública os prefeitos Lucas Coelho Ferreira, de Caeté; Adélcio Rosa de Morais, de Itatiaiuçu; e Luiz Sérgio Ferreira Costa, de Santa Luzia; e o procurador-geral de Ibirité, Weber Dias de Oliveira.


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Zero tarifa, zero emissões, zero mortes no trânsito!
Projeto na Câmara propõe o programa nacional Tarifa Zero
Movimento pela tarifa zero no transporte público cresce no país
Prefeitura de Machado (MG) anuncia Tarifa Zero aos finais de semana
BH aprova redução de tarifa e ônibus grátis aos fins de semana


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário