Cientistas pedalam 400 km pela conservação do Cerrado

Um cientista, um engenheiro florestal e um especialista em navegação partem dia 29 em expedição científica de bike até a Chapada dos Veadeiros para denunciar queimadas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Ipam  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de setembro de 2021

Cientistas pedalam pela preservação do Cerrado

Cientistas pedalam pela preservação do Cerrado

créditos: Janine Moraes/ Divulgação

Uma expedição científica de bicicleta vai percorrer 400 km em trilhas do Cerrado brasileiro para alertar sobre a necessidade de prevenção de incêndios e de conservação desse bioma de características únicas. A saída será na próxima quarta-feira (29), de Brasília, em direção a Alto Paraíso de Goiás, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A chegada está prevista para 5 de outubro.  

 

O projeto TransCerrado, que organiza a expedição, quer destacar a beleza, os recursos naturais e o potencial de ecoturismo da região para a atual e futuras gerações. Fazem parte da equipe dois ciclistas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) - um cientista e um engenheiro florestal - e um ciclista especialista em navegação. 

 

O cientista sênior e cofundador do Ipam, Paulo Moutinho, que compõe o grupo de ciclistas, explica o objetivo da pedalada: "A expectativa é reforçar a importância do Cerrado para os brasileiros e alertar, por meio da ciência, para se evitar as queimadas. Será uma expedição científica de bike". 

 

"Uma das melhores maneiras da gente preservar e conhecer o Cerrado é estando na estrada, a bordo de uma bicicleta, pois assim você interage com as pessoas que vivem nesse bioma. São elas que podem ajudar a promover o desenvolvimento sustentável da região", diz Paulo Moutinho, do Ipam. 

 

O registro da expedição 2021 do TransCerrado, com cenas de paisagens, da fauna e da flora, será compartilhado a cada dia no Instagram @bike_transcerrado.

 

O TransCerrado teve sua primeira edição em 2019, quando mais de 700 km foram percorridos de bicicleta, de Goiás Velho até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, para falar de conservação e desenvolvimento de agricultura sustentável no Cerrado. 

 

Ciclista cruza áreas atingidas pelo fogo no Cerrado. Foto da edição 2019 do projeto TransCerrado: Janine Moraes 

 

Leia também:
São Paulo cria ciclorrota envolvendo 100 municípios no oeste do estado
Simulador transporta motorista a se sentir "na pele" do ciclista
Poluição por combustíveis fósseis causa 1 em cada 5 mortes no mundo
A fumaça nossa de cada dia
Poluição e mobilidade interferem nos casos e mortes por covid-19
Rota de cicloturismo de 300 km no RS ganha apoio de prefeituras

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário