Simulador transporta motorista a se sentir "na pele" do ciclista

Duzentas pessoas pedalaram domingo (19) no Parque Ibirapuera (SP) no interior de uma câmara interativa que permite perceber riscos de um veículo muito próximo do ciclista

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ ONSV  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de setembro de 2021

Percepção do acidente, dentro de uma caixa interat

Percepção do acidente, dentro de uma caixa interativa

créditos: ONSV/ Divulgação

Cerca de 200 pessoas que visitavam o Parque Ibirapuera em São Paulo neste domingo (19) participaram de uma ação interativa que simulava a sensação por que passa o ciclista que pedala ao lado de um carro muito próximo de sua bicicleta na via. 

 

Para esta experiência, uma bicicleta foi instalada dentro de uma câmara com som, vídeo, vento e vibrações, que provocava em quem estava montado a reação de susto e medo. A ação buscou mostrar, principalmente para quem não utiliza bicicleta, o risco iminente de uma ocorrência de trânsito nessa situação. 

 

A ação foi realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, e é parte da programação da Semana da Nacional do Trânsito, período que reforça a importância de debater e conscientizar as pessoas sobre como reduzir os chamados sinistros no espaço viário das cidades. 

 

Ação de conscientização foi realizada com visitantes no Ibirapuera. Foto: ONSV/Divulgação 

  

Para Antônio Amato, ciclista e um dos participantes da simulação, a ação é de grande ajuda. "Uma pessoa que tem um carro, às vezes, ainda não teve oportunidade de andar de bicicleta, então você leva uns sustos no simulador. É muito válida essa ação!", comentou. 

 

"O nome da ação disse tudo, 'no lugar do outro'. Essa situação coloca alguém que nunca andou de bicicleta no lugar do ciclista. O senso de educação que temos na vida, ao dar passagem para uma pessoa entrar no elevador, nem sempre temos no trânsito. O mínimo a fazer é tomar cuidado com o outro para que o trânsito se torne mais seguro", afirmou José Aurélio Ramalho, diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária. 

 

A propósito desta ação ocorrida ontem em São Paulo, vale mencionar que uma experiência semelhante, no caso com motoristas de ônibus tomando o lugar do ciclista, será realizada amanhã (21) no Recife, por iniciativa da prefeitura.   

 

Leia também:
"No lugar do ciclista", propõe ação com motoristas de ônibus no Recife
Dados biométricos de ciclistas ajudam a projetar ruas mais seguras
Presença de ciclista na via é direito garantido por lei
Ciclistas comemoram proposta de ciclovia ligando Bahia e Sergipe
Pesquisa em Porto Velho (RO) quer identificar as demandas dos ciclistas
Alemanha investe pesado na formação de especialistas em ciclismo



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário