"No lugar do ciclista", propõe ação com motoristas de ônibus no Recife

Ação educativa nesta terça (21) contará com 80 condutores que vivenciarão as dificuldades de quem pedala, com objetivo de incentivar respeito aos mais frágeis nas ruas

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Recife  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de setembro de 2021

Semana da Mobilidade no Recife: proteção ao ciclis

Semana da Mobilidade no Recife: proteção ao ciclista

créditos: Iggor Gomes/PCR

Para conscientizar os motoristas de ônibus do Recife sobre a responsabilidade de proteger no trânsito os condutores de veículos menores e não motorizados, será realizada nesta terça-feira (21) uma ação educativa realizada pela Prefeitura Municipal. 

 

Nesta parte prática da atividade de formação, desenvolvida pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), 80 motoristas participarão da ação montando em uma bicicleta. Uma bike estará fixada em um ponto, e com ela os profissionais poderão vivenciar o que sentem os ciclistas quando se deslocam diariamente no trânsito, tendo de conviver com ônibus que não respeitam a distância mínima de 1,5 m estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).  

 

Outra medida será feita nos veículos da frota complementar, que serão adesivados com indicação do ponto cego para alertar ciclistas e motociclistas nas ruas. 

 

A atividade faz parte da programação da Semana de Mobilidade do Recife, que tem como tema "Respeito no trânsito protege vidas", e acontecerá a partir das 9h no Compaz Ariano Suassuna.

 

Durante o encontro os condutores terão ainda aula expositiva de noções do CTB relativas aos direitos dos ciclistas, com orientações tais como: não andar nem parar sobre as ciclofaixas, respeitar a velocidade regulamentada, garantir o espaço mínimo de 1,5 m de distância do ciclista.

 

Dia Sem Carro

Na quarta-feira (22), o Dia Mundial Sem Carro, equipes da CTTU farão ações em áreas estratégicas da malha cicloviária do Recife para distribuir a cartilha “Bora de Bike, Recife?”, convidando motoristas dos carros a utilizar a bicicleta na rotina.

 

Ainda no dia 22, será iniciada a requalificação e a ampliação da ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, em Santo Amaro. Serão feitas alterações, tornando bidirecional o trecho de rota ciclável na rua Treze de Maio entre a ciclovia Jornalista Graça Araújo e a rua Frei Cassimiro; e será implantado mais 1 km de rota ciclística, na conexão da ciclovia Via Norte ao Eixo Cicloviário Camilo Simões. 

 

A cidade do Recife tem hoje 158 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Segundo a Prefeitura, esse total representa um aumento de 560% desde 2013, época em que havia apenas 24 km de estrutura cicloviária. 

 

Leia também:
Recife poderá ter uma "patrulha ciclística"
Recife: uma ciclovia a 300 metros de casa
A mais bela rua do Recife agora é exclusiva para pedestres
Uber Moto não pode operar no Recife
Bicicletas e patinetes elétricos: como melhorar seu uso no país?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário